Seguir o O MINHO

Região

Vem aí frio para o Minho. Temperaturas descem até 10 graus a partir de domingo

Previsão do tempo

em

Foto: Ilustrativa / DR

As temperaturas nos distritos de Braga e Viana do Castelo vão descer abruptamente a partir de domingo e prevê-se um início de semana chuvoso no Minho. As máximas vão cair entre os 3º e os 5º na zona litoral Norte, mas em alguns locais do interior a descida pode ir até aos 10.º, prevê o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Até domingo, a zona do Minho prevê-se “alguma nebulosidade, precipitação fraca e sem grandes variações da temperatura”. Mas, no domingo, a situação vai mudar, como explica a O MINHO o meteorologista Ricardo Tavares: “Vamos ter a aproximação e passagem de uma superfície frontal fria, atrás da qual vem uma massa de ar mais frio, que vai levar à descida da temperatura”.

Assim, no domingo, logo no início do dia, acrescenta Ricardo Tavares, já haverá “ocorrência de períodos de chuva, passando a regime de aguaceiros, que se vai manter na segunda-feira e, em termos probabilísticos, também na terça”.

A descida de temperatura e aguaceiros vem acompanhada da “possibilidade de trovoada e queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela, principalmente na noite de domingo para segunda e na segunda-feira”, salienta. Contudo, nas serras do Minho é “menos provável”. “E se ocorrer será apenas na segunda-feira”, realça.

Depois, a partir de terça-feira haverá “tendência para uma pequena subida de de temperatura”.

Segundo o site do IPMA, esta quinta-feira, a tempera máxima em Braga é de 22º, mas no domingo já será de 18º e na segunda-feira de 16º.

Em Viana do Castelo, hoje a temperatura máxima é de 18º, mas no domingo já será de 16º e na segunda cai para 15º.

Populares