Vem aí muita neve para o Minho. Poderá mesmo ser o “maior nevão dos últimos anos”

Foto: CM Melgaço / Arquivo

A partir de quinta-feira, a neve estará de regresso ao Minho e o Parque Nacional da Peneda-Gerês poderá mesmo registar “o maior nevão dos últimos anos”.

“Atenção, Parque Nacional da Peneda-Gerês. Se as previsões se confirmarem, estamos a 48 horas do maior nevão dos últimos anos! As acumulações previstas são muito significativas, o modelo em que mais confiamos, o WRF, coloca cerca de 1 metro de neve nova nas cotas mais altas em 48 horas”, avisa a página especializada Meteo Trás os Montes – Portugal.

Contactado por O MINHO, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) confirmou que “existe essa possibilidade”.

“Os modelos atmosféricos sugerem que uma descida de origem polar vai entrar na Península Ibérica e no território continental português. A circulação vai fazer com que este ar polar esteja acompanhado por uma superfície frontal fria. Esta superfície frontal fria, com a precipitação, vai começar a entrar no país a parte da tarde de dia 06, quarta-feira”, adianta Alessandro Marraccini, meteorologista do IPMA.

Na quarta-feira, “ainda será com uma massa de ar relativamente quente e húmida e não vai dar neve, mas no dia 07 [quinta-feira] durante a noite vai começar a descer a cota de neve até chegar aos 800 / 1.000 metros”, adianta o especialista.

IPMA lança aviso amarelo

Alessandro Marraccini salienta, no entanto, que “o que vai acontecer nos dias a seguir depende muito da trajetória dessa massa de ar ártica”.

“Os modelos sugerem que, ao longo do fim de semana e até segunda-feira, vai haver mais episódios de linha de instabilidade associados a esta depressão que vão fazer com que haja neve em cima da neve que nevou nos dias anteriores”, explica.

E acrescenta: “Essa possiblidade está muito dependente da posição das depressões e da trajetória desta massa de ar que tem um grau de incerteza bastante alto e é tão mais alto quanto excecional é o evento que se está a prever”.

Entretanto, já ao final da manhã, o IPMA já lançou aviso amarelo por causa da neve para os distritos de Braga e Viana do Castelo, bem como Bragança, Vila Real, Porto, Castelo Branco, Guarda e Viseu.

Os aviso estarão em vigor entre as 15:00 de quinta-feira e as 12:00 de sexta-feira.

Em comunicado, o IPMA prevê queda de neve acima de 1.100/1.200 metros, descendo gradualmente a cota até 800/1.000 metros com acumulação até 10 centímetros acima de 1.000/1.200.

O IPMA adianta como “impactos prováveis” a “perturbação causada por queda de neve com acumulação e possível formação de gelo (p. ex., vias condicionadas ou interditas, danos em estruturas ou árvores, abastecimentos locais prejudicados)”.

“Estamos a prever acumulação de neve entre um a 10 centímetros. Se houver evidências probabilísticas de que vai ultrapassar os 10 centímetros poderá ser agravado para laranja”, adianta Alessandro Marraccini, concluindo que “há boas probabilidades que seja um evento excecional”.

Notícia atualizada às 13h01 com comunicado do IPMA.

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados