Tribunal de Viana do Castelo rejeita lista da concelhia do PSD à Assembleia Municipal

O Tribunal de Viana do Castelo decidiu rejeitar a lista da concelhia do PSD à Assembleia Municipal por considerar que existe “irregularidade insuprível”.

Segundo o despacho proferido hoje, fica validada assim a outra lista do PSD ao mesmo órgão, a lista encabeçada por Eduardo Viana, ex-secretário de Estado do anterior Governo PSD/ CDS-PP.

Segundo o tribunal a lista apresentada pela concelhia viola vários artigos. “Não se encontrando a candidatura encabeçada por Eduardo Teixeira subscrita pelo mandatário designado pelo partido e sendo essa irregularidade insuprível (…), rejeito a referida candidatura por violação do disposto nos artigos 16.º, n.º2, e 22.º da Lei Eleitoral dos Órgãos das Autarquias Locais (LEOAL) “, lê-se no despacho judicial.

A concelhia do PSD defende que a lista encabeçada por Eduardo Teixeira “é a única sufragada em plenário de militantes” e referiu hoje, em comunicado, “já esperar” a rejeição pelo tribunal local, anunciando recurso para o Tribunal Constitucional.

A estrutura local do partido acusou “o mandatário [Sandro Durães] de incumprimento do acórdão do Conselho de Jurisdição Nacional (CJN) do PSD” que determinava a realização, “urgente”, de um plenário de militantes de modo a sufragar as listas candidatadas às autarquias locais de Viana do Castelo.

Na nota hoje enviada à comunicação social, a concelhia anunciou que vai “participar criminalmente” de Sandro Durães por este não ter atuado de acordo com as instruções que lhe foram dadas pelo partido e ter abusado dos poderes que lhe foram atribuídos”.

“Estamos preparados para levar este caso, que consideramos um caso negro na democracia, tantas são as ilegalidades e os atropelos à ética e à transparência, até ao Tribunal Constitucional, onde aliás a distrital do PSD tem já um processo de impugnação do acórdão do CJN”, lê-se na nota hoje enviada à imprensa.

Aquela estrutura partidária acusa o órgão distrital de “não cumprir uma deliberação do CJN do PSD, de 24 de julho de reunir, urgentemente, o plenário de militantes de modo a sufragar as listas candidatadas às autarquias locais de Viana do Castelo”.

O presidente da distrital do PSD, Carlos Morais, remeteu esclarecimentos sobre o assunto para uma conferência de imprensa a realizar, na sexta-feira, às 14:30, na sede distrital do partido.

 

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Liga europa: sc braga quer resolver na islândia com "respeito" pelo fhh

Liga Europa: SC Braga quer resolver na Islândia com "respeito" pelo FHH

Próximo Artigo
Incêndio em centro de compostagem em esposende mobilizou bombeiros e meio aéreo

Incêndio em centro de compostagem em Esposende mobilizou bombeiros e meio aéreo

Artigos Relacionados