O realizador Flávio Cruz, natural de Viana do Castelo, foi o grande vencedor da mais recente edição do prestigiado Finisterra Brasil – Festival Internacional de Cinema de Turismo, com 10 prémios atribuídos a três das suas obras, incluindo o Grande Prémio do festival, foi hoje divulgado.
O festival, que teve lugar em Porto Seguro, no Brasil, reuniu 133 filmes de 30 países e contou com um painel internacional de 14 jurados de oito países diferentes.
Flávio Cruz competiu com as obras “Mãos da Romaria”, filme promocional da Senhora d’Agonia 2024 (dois prémios), “Cantadeiras do Vale do Neiva”, documentário sobre a tradição oral do Vale do Neiva (um prémio) e “Vira do Minho”, videoclipe produzido para o grupo Viana D’Arcus, distinguido em sete categorias, entre as quais o Galardão principal do evento.
Em comunicado, o realizador diz que este reconhecimento internacional “reforça” seu o percurso como realizador dedicado à “valorização do património imaterial, da identidade local e da cultura popular portuguesa”.
Já em 2024, havia sido distinguido com o segundo lugar, na categoria Religião, com o filme promocional da Romaria d’Agonia 2023.
Filmes premiados
- “Mãos da Romaria” – Filme promocional da Romaria d’Agonia 2024
- “Cantadeiras do Vale do Neiva” – Documentário sobre a tradição oral e musical do Vale do Neiva
- “Vira do Minho” – Vídeoclipe do grupo Viana d’Arcus, desenvolvido no âmbito do projeto “Recriar as nossas raízes musicais”
Prémios recebidos (10 distinções)
Vira do Minho
- Grande Prémio do Festival
- Melhor Pós-produção
- Melhor Realização
- Melhor Banda Sonora
- Melhor Filme Português
- 1.º Prémio – Cidades Turísticas
- 1.º Prémio – Filme de Promoção Turística
Cantadeiras do Vale do Neiva
- 2.º Prémio – Documentário
Mãos da Romaria da Agonia
- 3.º Prémio – Vídeo Promocional de Turismo
- 2.º Prémio – Lugares na História