Seguir o O MINHO

Região

Temperatura perto dos 30 graus esta semana

em

Foto: DR/Arquivo

As temperaturas estão a subir no Minho. Alguns concelhos vão mesmo chegar próximo dos 30 graus, mas a chuva regressa ao final de semana, segundo previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.


A previsão de temperatura mais alta no concelho de Braga é esta sexta-feira, com máxima de 28 graus. Esta segunda-feira, a mínima é de 6 graus e a máxima de 17.

Em Viana do Castelo, a máxima para sexta-feira é de 24 graus. Esta segunda, a mínima é de 7 graus, e a máxima de 16.

Mesmo com a chuva do fim de semana, as temperaturas mantêm-se na casa dos 20 graus.

Anúncio

Alto Minho

Meio milhão para apoiar envelhecimento ativo e combater exclusão social em Melgaço

Candidatura aprovada

em

Foto: Divulgação / CM Melgaço

A Câmara de Melgaço anunciou hoje que foi aprovada a candidatura ao Programa de Contratos Locais de Desenvolvimento Social, com um financiamento superior a 500 mil euros, para apoio e promoção do envelhecimento ativo e combate à exclusão social.

O programa, que arranca este mês e terá a duração de três anos, tem como Entidade Coordenadora Local da Parceria o Centro Paroquial e Social de Chaviães, responsável pela coordenação administrativa e financeira do projeto.

De acordo com a autarquia, Melgaço foi caracterizado como território envelhecido e território fortemente atingido por calamidades.

O eixo de intervenção direcionado à terceira idade prevê o desenvolvimento de ações socioculturais que promovem o envelhecimento ativo e a autonomia das pessoas idosas, ações de combate à solidão e ao isolamento, bem como o desenvolvimento de projetos de voluntariado vocacionados para o trabalho com populações envelhecidas.

O eixo de intervenção direcionado aos territórios fortemente atingidos por calamidades contempla o desenvolvimento de ações de promoção da auto-organização dos habitantes do território.

Prevê ainda a criação/revitalização de associações, designadamente de moradores, temáticas ou juvenis, através de estímulo aos grupos alvo, de acompanhamento de técnicos facilitadores das iniciativas, e da disponibilização de espaços para guarda de material de desgaste e de apoio e o desenvolvimento de instrumentos facilitadores do acesso das pessoas a serviços públicos de utilidade pública, a nível local, reduzindo o isolamento e a exclusão social.

O programa CLDS-4G tem como objetivo promover a inclusão social de grupos populacionais que revelem maiores níveis de fragilidade social num determinado território, constituindo-se como um instrumento de combate à exclusão social fortemente marcado por uma intervenção de proximidade realizada em parceria.

O CLDS-4G é financiado por fundos estruturais em conformidade com a legislação nacional e europeia aplicável, designadamente pelo Fundo Social Europeu (FSE).

A comparticipação pública da despesa total elegível é repartida pelo Fundo Social Europeu (85%) e pela Contribuição Pública Nacional (15%).

Continuar a ler

Região

Mundial de canoagem de mar em Viana e Esposende cancelado

Covid-19

em

Foto: Divulgação / Federação Portuguesa de Canoagem

A Federação Internacional de Canoagem (ICF) cancelou a realização do Campeonato do Mundo de Canoagem de Mar 2020, que iria decorrer em Viana do Castelo e Esposende, de 1 a 6 de setembro.

A decisão deve-se às condicionantes impostas pela pandemia e foi tomada pelo organismo internacional, em conjunto com a organização local, Federação Portuguesa de Canoagem e Nelo.

Apesar do cancelamento internacional, em comunicado, a Federação Portuguesa de Canoagem adianta que está a ser ponderada a realização, nas mesmas datas, de uma competição de canoagem de mar, estando, no entanto, esta decisão sempre dependente do aval das autoridades de saúde nacionais.

Apesar do referido cancelamento, a ICF mantém a esperança na realização de algumas competições internacionais em 2020, razão pela qual os organizadores das Taças do Mundo de Slalom em Tacen, na Eslovénia (16 a 18 de outubro), e em Pau, em França (6 a 8 de novembro), continuam a trabalhar com esse objetivo, o mesmo acontecendo com os promotores da Taça do Mundo prevista para Szeged, na Hungria (23 a 27 de setembro), destinada à velocidade e à paracanoagem, e da Taça do Mundo de Águas Bravas em La Seu d’Urgell, em Espanha (23 a 25 de outubro).

Continuar a ler

Braga

Jovem pede ajuda à varanda após agressões do namorado em Braga

Agressões

em

Foto: Ilustrativa / DR

Um jovem casal ter-se-à envolvido em agressões mútuas ao início da madrugada desta sexta-feira dentro de um apartamento na cidade de Braga.

A PSP foi chamada a intervir após chamada telefónica dos vizinhos, na Rua dos Lusíadas, junto à Universidade do Minho, segundo conta o Jornal de Notícias.

Na sequência de vários gritos e pedidos de ajuda por parte de uma rapariga, que chegou a estar seminua na varanda enquanto gritava por socorro, a PSP deslocou-se ao local, pondo fim à contenda.

De acordo com a mesma fonte, as agressões terão sido mútuas entre o casal, com um jovem que estaria também no apartamento a ser testemunha da pancadaria.

Apesar de apresentarem escoriações, nenhum dos dois recebeu assistência hospitalar.

A jovem apresentou queixa na esquadra da PSP.

Continuar a ler

Populares