Dois utentes da Casa S. João de Deus morreram e o número de infetados subiu para 78 – 64 utentes e 14 funcionários.
Recorde-se, como O MINHO noticiou, na semana passada foi detetado um surto naquela instituição de saúde mental.
Em comunicado enviado a O MINHO, o Instituto S. João de Deus, a que pertence a Casa de Saúde S. João de Deus, refere que a maioria dos infetados estão assintomáticos.
“Foram encaminhados cinco utentes para as unidades de saúde de referência, tendo falecido 2 destes”, refere a instituição, realçando que as famílias foram “todas contactadas e estão a par das medidas implementadas”.
O Instituto de S. João de Deus salienta que todos os seus estabelecimentos “têm implementados Planos de Contingência, atualizados regularmente e dinamicamente e de acordo com as orientações da Direção Geral de Saúde”.
Estes planos de contingência são “baseados numa estratégia de Cluster como medida preventiva e numa política de testagem preventiva, incluem zonas de isolamento/espaços de contingência claramente definidas e os profissionais de saúde estão formados e informados sobre as precauções a tomar e os procedimentos a implementar”.
Nos casos concretos de infeção, as pessoas em causa estão em isolamento de acordo com as indicações das entidades competentes/autoridade de saúde, acrescenta a instituição, que “lamenta o falecimento destes dois utentes e apresenta as suas condolências às suas famílias”.
A Casa de Saúde de S. João de Deus, em Barcelos, tem 160 colaboradores e 300 utentes internados. Pertence ao Instituto S. João de Deus, uma IPSS da área da saúde de âmbito nacional, que presta cuidados em regime de internamento a cerca de 2000 pessoas nos âmbitos da psiquiatria e saúde mental, cuidados continuados e cuidados paliativos.