Seguir o O MINHO

Barcelos

Surto em casa de saúde mental em Barcelos com 75 infetados

Covid-19

em

Foto: Vítor Vasconcelos / O MINHO

A Casa de Saúde de S. João de Deus, em Barcelos, tem 63 utentes e 12 colaboradores infetados com o novo coronavírus.


Em comunicado, a instituição acrescenta que cinco utentes foram encaminhados para as unidades de saúde de referência.

Sublinha que na maioria dos casos os infetados estão assintomáticos.

“As pessoas em causa estão em isolamento, de acordo com as indicações das entidades competentes/autoridade de saúde”, diz ainda.

Aquela Casa de Saúde pertence ao Instituto S. João de Deus (ISJD), uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) que presta cuidados em regime de internamento a cerca de 2.000 pessoas nos âmbitos da psiquiatria e saúde mental, cuidados continuados e cuidados paliativos.

O comunicado sublinha que todos os estabelecimentos do ISJD têm implementados planos de contingência, que incluem zonas de isolamento “claramente definidas”.

Acrescenta que os profissionais de saúde estão formados e informados sobre as precauções a tomar e os procedimentos a implementar.

A Casa de Saúde de S. João de Deus tem 160 colaboradores e 300 utentes internados.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos e mais de 44,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.428 pessoas dos 132.616 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Notícia atualizada às 12h22 com atualização do número de infetados.

Anúncio

Barcelos

‘Covid-drive’ em Barcelos já fez mais de 1.400 testes

Centro funciona no estádio municipal

em

Foto: Divulgação / CM Barcelos

O ‘covid-drive’ instalado no Estádio Cidade de Barcelos já fez mais de 1.400 testes, desde que começou a funcionar, há duas semanas.

O presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, visitou as instalações do ‘covid-drive’, que resulta de um protocolo ente a ARS-Norte e o laboratório Germano de Sousa e conta com o apoio do município.

Em comunicado, autarquia refere que presta apoio com equipamento técnico e disponibilizando uma área completamente isolada da área desportiva, no Estádio Cidade de Barcelos.

Barcelos somou 955 novos casos numa semana e já registou 22 mortos

O centro de testagens é destinado a utentes com prescrição médica, emitida por entidades de saúde, pública ou privada e também a quem tiver sintomas e quiser ser testado.

Os utentes acedem ao local de carro e, sem saírem das viaturas, é-lhes feita a recolha por técnicos de saúde. Está em funcionamento de segunda-feira a sábado, das 09:00 às 13:00 e das 14:00 às 17:00 e aos domingos, das 10:00 às 16:00.

Ainda, no âmbito das necessidades das autoridades de saúde, o Município disponibilizou um espaço ao ACES Cávado III no edifício da Câmara Municipal para atendimento telefónico das pessoas em vigilância devido à doença Covd-19, permitindo ampliar o número de linhas já instaladas pelas autoridades de saúde e contribuir para um melhor e mais célere atendimento e capacidade de reação.

O concelho de Barcelos, desde o início da pandemia, já registou 22 mortes associadas ao novo coronavírus e, na semana passada, somou novos 955 casos.

Continuar a ler

Barcelos

Barcelos vai ter passadiço pedonal na margem direita do Cávado

Turismo

em

Foto: Divulgação / CM Barcelos
A margem direita do rio Cávado vai ter um passadiço pedonal de 1.353 metros entre a frente ribeirinha e a zona do Quinta do Brigadeiro, foi hoje anunciado.
O projeto será construído quase todo em terrenos de domínio público, tendo apenas uma parcela pertencente a particulares da qual já foi feita escritura de constituição de servidão administrativa a favor do Município, no que constitui o primeiro passo para a execução do referido projeto.
Em comunicado, a autarquia de Barcelos aponta o valor base de 1.755.784,55 euros acrescido de IVA, e um prazo de execução de 15 meses, explicando ainda que “o projeto constitui a primeira fase de um percurso mais amplo que, numa segunda fase, abarcará 1.748 m de extensão, na concordância com a frente ribeirinha da cidade de Barcelos e até à Quinta do Brigadeiro”.
“A operação integra o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) Barcelos 2020, na PI 4.5 (Mobilidade Sustentável), tendo um apoio financeiro do FEDER, já aprovado, de 1.173.076,80 euros. Tem como objetivo específico promover a mobilidade urbana ambiental e energeticamente mais sustentável, num quadro mais amplo de descarbonização das atividades sociais e económicas e de reforço das cidades enquanto espaços privilegiados de integração e articulação de políticas e âncoras de desenvolvimento regional”, refere a mesma nota.
O projeto do passadiço, terá uma área de intervenção de 27.000 metros quadrados, dos quais 26.663,70 metros quadrados situam em espaço público, articulará com a rede de ciclovias com vários troços e que têm como principal enfoque o núcleo urbano central.

Continuar a ler

Barcelos

Juiz manda prender dois suspeitos de tráfico de droga detidos em Barcelos

Outros dois detidos sujeitos a apresentações periódicas nas autoridades

em

Foto: Ilustrativa / DR

Dois dos quatro suspeitos por tráfico de droga detidos numa operação policial em Barcelos, no passado domingo, ficaram em prisão preventiva.

Após terem sido presentes no Tribunal Judicial de Famalicão, foi-lhes aplicada a medida de coação mais gravosa e foram encaminhados para o Estabelecimento Prisional de Vale do Sousa.

Os outros dois suspeitos ficaram sujeitos a apresentações periódicas no posto policial da sua área de residência.

Como O MINHO noticiou, três homens entre os 17 e os 28 anos e uma jovem de 20, foram detidos, em flagrante delito, por tráfico de droga, no domingo, em Barcelos.

Quatro detidos em flagrante por tráfico de droga em Barcelos

Em comunicado, o Comando Territorial de Braga, referia que, no âmbito de uma investigação do NIC de Barcelos, os militares deram cumprimento a oito mandados de busca, cinco domiciliárias e três em veículos, que, para além dos quatro detidos, permitiram a constituição de arguido de um homem de 22 anos pelo mesmo crime e por posse de arma proibida.

Da operação resultou a apreensão de 104 doses de haxixe, 12 doses de cocaína, seis doses de folhas de canábis, um taser, uma pistola de salva, uma caçadeira adaptada para munição real, 48 munições de vários calibres, uma soqueira, duas balanças digitais, sete telemóveis e 470 euros em numerário.

Dois dos detidos tinham antecedentes criminais por tráfico de droga.

A operação contou com o reforço dos Destacamentos de Intervenção (DI) de Viana do Castelo e Braga, da estrutura de Investigação Criminal do Comando Territorial de Braga e do Destacamento Territorial de Barcelos.

Continuar a ler

Populares