Seguir o O MINHO

Braga

Semana do Piano em Braga quer ser parte integrante do “roteiro cultural do país”

em

A segunda edição da Semana do Piano realiza-se em Braga de 07 a 15 de abril e pretende tornar-se “parte integrante do roteiro cultural do país”, tendo como novidade um concurso ibérico, segundo a organização.


Apresentado hoje, o programa da edição de 2018 do evento, organizado pelo Conservatório de Música Calouste Gulbenkian em colaboração com a Câmara Municipal de Braga, contará com a presença de “nomes de referência”, como Javier Negrín, Miguel Borges Coelho, Luís Pipa e o duo Duo Jost Costa, segundo a responsável artística, Ana Paula Correia.

A “grande novidade” é a “evolução” do concurso de piano integrado no programa do evento, “um passo muito grande” uma vez que a competição passou de regional a ibérica.

“O concurso tornou-se bastante mais exigente, distribuído em cinco categorias, do elementar aos alunos do Ensino Superior mas continua a aposta em pianistas nacionais, queremos que seja uma imagem de marca desta semana se piano, divulgar os nossos pianistas”, segundo a responsável.

A organização apontou ainda como objetivo para edições futuras fazer o evento crescer: “Queremos tentar consolidar, engrandecer e que se constitua como uma parte integrante do roteiro cultural da cidade, que seja mais abrangente e passe a fazer parte do roteiro cultural do país”.

O programa inicia-se no sábado no Conservatório Calouste Gulbenkian com o I Concurso de Piano Ibérico Adelina Caravana, seguindo-se o concerto de Javier Negrín no dia seguinte.

A 09 de abril, sobe ao palco do auditório Adelina Caravana o Duo Jost Costa e, a 11 de abril, o evento “sai para a rua” com a celebração do “Piano Day”, na avenida Central de Braga.

No palco no Theatro Circo assiste-se, a 12 de abril, ao lançamento de novo trabalho de Luís Pipa com obras para piano de Mozart e que contará com a apresentação do escritor José Manuel Mendes.

Miguel Borges Coelho encerra a programação a 15 de abril no Auditório Vita.

Anúncio

Braga

IKEA de Braga está a recrutar

Emprego

em

Foto: Dr / Ilustrativa

A loja de Braga da IKEA, situada no centro comercial Nova Acarda, entre Dume e Pameira, está a recrutar para cinco postos distintos, anunciou a empresa.

A multinacional sueca necessita urgentemente de três colaboradores de vendas, um colaborador de ‘recovery’ e um colaborador para o restaurante.

No que toca à restauração, estão abertas candidaturas para uma vaga de 16 horas semanais, durante tarde/noite, no restaurante da loja.

Já nas vendas, estão abertas três vagas, duas de 20 horas semanais e uma de 12 horas, aos fins de semana, para áreas das atividades e do têxtil.

Há ainda uma vaga para colaborador de ‘recovery’, cujo horário será de 16 horas semanais, à tarde/noite, mas esta será temporária.

Pode consultar as candidaturas aqui.

Continuar a ler

Braga

Projeto para ‘resort’ de luxo em quinta de Vila Verde ainda não passou ao papel

Turismo

em

Foto: DR

O projeto para construção de um resort de luxo na freguesia de Cabanelas, em Vila Verde, ainda não passou para o papel, tendo primeiro que ser feito um Pedido de Informação Prévia à Câmara, algo que ainda não aconteceu.

A construção do empreendimento turístico está a ser equacionada pelo empresário Hernâni Vaz Antunes, um dos homens mais ricos de Braga, com ligações à empresa ALTICE, e que comprou aquela quinta em 2019 à família de Mesquita Machado.

O MINHO contactou o presidente da Câmara de Vila Verde, António Vilela, mas este não se quis pronunciar sobre o assunto por ainda estar tudo numa fase muito embrionária, podendo mesmo nunca chegar a acontecer.

Para aquela construção, é necessário proceder a alteração do Plano Diretor Municipal, uma vez que se situa em área agrícola.

A quinta em questão – Quinta do Salgueirô – pertenceu durante décadas à família Pachancho, uma das mais conhecidas famílias de industriais de Braga.

Ao contrário do que O MINHO avançou inicialmente, a quinta foi mesmo comprada por Mesquita Machado, há cerca de 20 anos, passando a mulher a gerir aquele espaço que produz vinho de marca com o mesmo nome da quinta.

Continuar a ler

Braga

Homem ferido em colisão com camião em Vila Verde

Acidente

em

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Um homem de 40 anos sofreu ferimentos nesta madrugada após estar envolvido numa colisão em Vila Verde.

A vítima, que conduzia uma viatura de marca Audi, terá colidido contra um camião no troço da Estrada Nacional 201 que atravessa a freguesia de Lage.

Apesar do aparato, o homem, residente em Lago, Amares, acabou por conseguir sair pelos próprios meios da viatura, não existindo necessidade de desencarceramento por parte dos serviços de emergência.

Já o camião ficou a derramar combustível na via, levando a que fosse acionada uma corporação de bombeiros para efetuar limpeza de via.

No local estiveram os Bombeiros de Vila Verde com uma ambulância e um VTTU, efetuando o transporte da vítima para o Hospital de Braga.

A GNR registou a ocorrência.

Continuar a ler

Populares