Seguir o O MINHO

Viana do Castelo

Segundo navio oceânico 100% português ganha forma nos estaleiros de Viana

MS World Voyager

em

Fotos; Mário Ferreira

Segue a bom porto a construção do segundo navio oceânico de fabrico inteiramente português. O MS World Voyager vai ganhando forma nos estaleiros da West Sea (subconcessionária dos extintos Estaleiros Navais de Viana do Castelo) e prepara-se para navegar pelos diferentes oceanos do globo com a chancela do coração do Alto Minho.

Construção do MS World Voyager. Foto: Mário Ferreira

Mário Ferreira, empresário proprietário da Mystic Invest, responsável pela gestão destes navios, adianta que o mesmo deverá entrar em atividade antes de maio de 2020, “porque já estão bilhetes vendidos para essa altura”.

De acordo com as especificidades do navio, consultadas por O MINHO, o mesmo terá um custo de cerca de 70 milhões de euros, valor aproximado da primeira versão deste navio oceânico, que já zarpou em agosto de 2019 para águas geladas do Norte da Europa.

Este novo navio, à semelhança do Explorer, está preparado para expedições no gelo, atingindo velocidades de 18 milhas horárias (30 quilómetros horários) com uma extensão de 126 metros de largura e uma boca náutica de 19 metros.

Construção do MS World Voyager. Foto: Mário Ferreira

Várias viagens já foram vendidas até final de 2020

O MINHO consultou o promotor destas viagens, a Nicko-Cruises, confirmando as afirmações de Mário Ferreira, de que vários bilhetes já foram vendidos e outros tantos se encontram disponíveis para venda.

Por exemplo: entre 24 de outubro e 02 de novembro de 2020, com bilhetes a partir dos 2.399 euros, poderá fazer uma viagem no novo navio pelo Mar Mediterrâneo, passando por Valeta, Ilhas Lipari, Amalfi, Córsega, Maiorca, Valência, Málaga e Lisboa.

Os bilhetes podem variar de preço por entre os 200 lugares disponíveis em oito conveses (deques), três deles com 86 cabines.

6.699 euros (por pessoa) é o preço de bilhete mais caro, comportando a estadia numa suite situada no sexto convés.

Mais navios a caminho

Segundo a promotora destas viagens, novos navios podem estar a caminho, para além dos três inicialmente apontados por Mário Ferreira. A Nicko-Cruises dá conta de, pelo menos, mais três navios além dos já espectados.

Depois de World Explorer (2019), deste World Voyager (2020) e do World Navigator (2021), é ainda anunciado o World Traveler (2022), World Adventurer (2023) e o World Seeker (2024).

A Nicko-Cruises, empresa alemã de viagens em navio cruzeiro, aluga (à Mystic Cruises) as embarcações durante grande parte do ano. Já a Quark Expeditions aluga os navios para expedições no gelo polar.

Fotomontagem do MS World Voyager. Autoria: Nicko-Cruises

Os navios pertencem à empresa portuguesa Mystic Cruises, do mesmo empresário proprietário da Douro Azul.

Anúncio

Viana do Castelo

Elevador de acesso a interface de transportes em Viana está a ser reabilitado

Investimento de 10 mil euros

Foto: Divulgação / CM Viana do Castelo

O elevador que de acesso ao interface de transportes de Viana do Castelo começou hoje a sofrer “uma intervenção profunda de manutenção e substituição de equipamentos eletrónicos e mecânicos”, informou a Câmara.

A obra, que se vai prolongar por duas semanas, enquadra-se num programa de intervenção de equipamentos municipais e está orçada em cerca de 10 mil euros.

O terminal de transportes de Viana do Castelo, inaugurado em 2004, está situado junto à estação de caminhos-de-ferro e comporta 18 cais destinados a autocarros, além de doze gabinetes para os operadores de transportes, cinco lojas, um bar e um gabinete especial para a instalação e apoio dos alunos da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM).

Continuar a ler

Viana do Castelo

Econtrada com vida (a 12 quilómetros de casa) mulher que desapareceu em Viana do Castelo

Buscas

Foto: DR

A mulher de 82 anos que estava dada como desaparecida desde a tarde desta sexta-feira foi encontrada com vida por uma sobrinha, e encontra-se bem de saúde.

Fonte da família disse a O MINHO que a senhora terá saído de casa, na zona da Abelheira, na cidade de Viana, e se terá desorientado, acabando por caminhar em “direção a Melgaço”.

Ao final da tarde, uma sobrinha que já andava há várias horas a percorrer ruas do concelho com uma viatura encontrou a senhora na zona de Afife, a cerca de 12 quilómetros da residência.

De acordo com a sobrinha, a senhora estaria desorientada e acabou por caminhar rumo a Norte. Neste momento está já em casa e encontra-se bem de saúde, consciente e cooperante.

Nas buscas participaram os Bombeiros Voluntários de Viana, os Bombeiros Sapadores de Viana, a PSP e vários familiares e populares que se mobilizaram para este desfecho feliz.

Continuar a ler

Viana do Castelo

Mulher desaparece em Viana. Polícia e bombeiros fazem buscas

Em Abelheira

Foto: Pedro Luís Silva / O MINHO (Arquivo)

ATUALIZAÇÃO

Econtrada com vida (a 12 quilómetros de casa) mulher que desapareceu em Viana do Castelo

Uma mulher de 82 anos está dada como desaparecida desde a tarde desta sexta-feira, em Viana do Castelo, apurou O MINHO junto de fonte das autoridades.

O alerta foi dado via Bombeiros de Viana que transmitiram a ocorrência às autoridades policiais.

Ao que apurou O MINHO, tanto os Voluntários de Viana como os Sapadores estão a proceder a buscas pela idosa na zona de Abelheira, nas imediações do monte de Santa Luzia, com apoio da PSP.

Não são conhecidas mais informações até ao momento.

O alerta foi dado às 17:29.

Continuar a ler

Populares