1927. O ano do início de uma das provas mais míticas do automobilismo português. A Rampa da Falperra, diz quem por lá anda, movimenta centenas de milhares de pessoas. Este ano, há transmissão televisiva, reforço da segurança e até ‘modernices’ como wi-fi e mais rede móvel. Quarenta edições depois está bem de saúde e recomendam-se mas nem sempre foi assim.
Alfredo Marinho Júnior é o nome do vencedor das duas primeiras edições da prova que se realizaram com quatro anos de diferença. Até 1960 houve mais três provas. Mas, vá lá saber-se porquê, o hiato entre as duas primeiras provas (1927 e 1931) para a terceira em 1950, levou os organizadores a ‘ignorarem’, para efeitos de contagem, as duas mais antigas.
40.ª edição da Rampa da Falperra terá 120 pilotos e espera 150 mil espectadores
Portanto, a edição de 1950 foi nomeada de 1ª edição. O vencedor foi José Cabral em Allard. No ano seguinte, o mais rápido pertencia à ‘realeza’: Conde de Monte Real conduziu um Ford até à meta. Nova paragem e o regresso em 1960 teve José Lampreia em Triumph como vencedor.
Em 1976, a prova passou a ser organizada pelo Clube Automóvel do Minho com os 5.200 metros de percurso que ainda hoje resistem à borracha dos pneus. Sempre a subir até ao Santuário do Sameiro.
2002 a 2009
Entre 2002 e 2009 a prova não se realizou devido à falta de entendimento com as autoridades locais para a realização de melhorias em termos de segurança exigidas pela Federação Internacional.
O regresso dá-se em 2010 devido aos esforços do Clube Automóvel do Minho e da Câmara Municipal.
2013 voltou haver nuvens sobre a rampa. Manifestações e abaixo-assinados dos aficionados levaram a autarquia a fazer os melhoramentos necessários e os pilotos puderam subir a Falperra.
40.ª edição
A edição 40 da Rampa da Falperra está recheada de novidades. A corrida que faz crescer a paixão dos bracarenses e não só pelo desporto automóvel, é pontuável para Campeonato Europeu de Montanha, Campeonato de Portugal Montanha JC Group, Clássicos Montanha, Taça de Portugal, Taça de Portugal Clássicos Montanha e para a Rampa Regional.
Segundo a organização estão inscritos 120 concorrentes vindos de 10 países europeus, naquela que será a prova com mais pilotos estrangeiros de sempre.
Simone Faggioli (Norma M20FC), que este ano tentará aumentar o seu recorde de seis triunfos, Fausto Bormolini (Reynard K02), Christian Merli (Osella FA30), Sébastien Petit (Norma M20FC), Fabien Bouduban (Norma M20FC), Vladimir Vitver (Audi TT R DTM), Jan Milon (McLaren 650S), Christian Schmitter (Porsche 997 GT3), Fombona (Lamborghini Huracan) ou Reto Meisel (Mercedes SLK 340) são os nomes mais emblemáticos.
Entre as estreias absolutas, destaque para as de Joel Volluz (Osella FA30), Christoph Lampert (Osella FA30) e Diego Degasperi (Osella FA30) que prometem dar forte luta.
Transmissão televisiva
A Rampa da Falperra será transmitida pela CMTV depois de um reforço da rede de fibra ao longo do percurso. Uma melhoria que permitirá, também, acompanhar a prova via rádio através da frequência 95.6 FM.
A 40ª edição fica, também, marcada por duas homenagens: ao piloto Paulo Ramalho, falecido em 2018, que verá a chicane da prova assumir o seu nome, numa unanimidade que junta pilotos, adeptos, CMB, JC Group, CAM e APPAM na manhã de sábado, 11 de maio.
A outra é a ‘benção’ da curva ‘Faggiolli’ numa proposta dos aficionados da prova.
Outro dos marcos da edição 2019 é a causa social que a organização associou à prova. O projeto ‘Sonho Meu’ que realiza sonhos de cidadãos, independentemente da idade, com doenças crónicas.
Acidentes
1995 – O piloto português Manuel Barbosa, ao volante de um Volkswagen Golf GTI, perdeu o controlo do carro. Duas pessoas morreram e 35 ficaram feridas.
2010- O piloto Armindo Martinho embateu nos rails de proteção na curva do restaurante, provocando ferimentos em cinco espectadores, sobretudo fraturas.
2016- Andreas Bormolini tem um forte acidente, na zona da chicane. Nada de especial aconteceu ao piloto, mas os restantes concorrentes já não subiram.
2018 – David Dedek falhou a travagem e acabou por embater violentamente nos rails duplos do local. As guardas metálicas resistiram ao embate mas o Alfa Romeo 147 ficou bastante danificado, ainda que sem provocar qualquer mazela ao piloto checo.