Seguir o O MINHO

Cávado

PSD/Barcelos acusa Câmara de incompetência e desleixo na gestão da frota do lixo

em

O PSD/Barcelos criticou, esta terça-feira, o executivo socialista por ter decidido comprar um carro de 70 mil euros para a presidência em vez de investir na renovação da frota de camiões para melhorar a recolha do lixo.

Em comunicado, o PSD acusa o executivo de “incompetência e desleixo” na gestão da frota de recolha do lixo, sublinhando que esta situação acarreta prejuízos para os cofres municipais e riscos para o ambiente e para a saúde pública.

Acrescenta que a câmara, nos últimos sete anos, “não fez qualquer investimento” na renovação daquela frota, o que conduziu a uma diminuição da capacidade de recolha.

“Por falta de renovação da frota de viaturas, os atuais camiões fazem mais turnos porque são insuficientes, também fazem a recolha durante o dia, aumentam os encargos com a manutenção, conservação e reparação das viaturas e aumenta o consumo do combustível”, refere o comunicado.

Alerta que a saúde pública “também está em causa”, porque os veículos que promovem a limpeza dos contentores “são insuficientes e nem sempre conseguem prestar um serviço com a melhor qualidade”.

Diz ainda que uma frota envelhecida “não responde às exigências de qualidade ambiental”, nomeadamente devido à acumulação de lixo.

“Ao longo de quase 7 anos do executivo PS, verifica-se falta de estratégia e de uma boa gestão dos recursos por parte do PS e de Miguel Costa Gomes [presidente da câmara], que preferiram comprar um automóvel novo por 70 mil euros do que comprar um camião para prestar melhor serviço aos barcelenses na recolha do lixo”, critica o PSD.

Os sociais-democratas defendem que “para uma boa gestão da frota é aconselhável uma gradual renovação das viaturas, com investimentos distribuídos ao longo dos anos, tendo em consideração o tempo de vida útil de cada viatura”.

logo Facebook Fique a par das Notícias de Barcelos. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

Populares