Seguir o O MINHO

Braga

Projetos bracarenses valorizam diversidade e inclusão social

em

Braga foi uma das cidades que marcou presença no VI Congresso Nacional da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadora, que se realizou em Almada sob o mote “Cidades participadas / Cidades adaptadas(haveis)”.

A iniciativa abordou a temática da construção de cidades no respeito e valorização pela diversidade e inclusão social, com princípios que conduzam à construção de uma cidade onde cada um tenha lugar, conforme o desígnio central plasmado na Carta das Cidades Educadoras.

Segundo Lídia Dias, vereadora da Educação do Município de Braga, os três dias do evento permitiram ´reforçar o sentido de construção de uma cidade educadora que Braga assume todos os dias´.

“A participação de Braga foi extremamente positiva, não só pelos projetos que apresentamos e que se traduzem na consolidação dos princípios da Carta Educadora, mas também pela possibilidade de – através do contato e diálogo, da partilha de novas realidades, novos conhecimentos e novos instrumentos – podermos continuar o processo de construção da Cidades Educadoras”, referiu.

Os programas “Ação Escola SOS Azulejo”, “Ambiente e Energia”, “Braga Romana Reviver Bracara Augusta”, “Nós Propomos Cidadania e Sustentabilidade na Educação Geográfica” e “Orçamento Participativo”, realizados pelo município, foram apresentados como casos de sucesso.

Na ocasião, os participantes abordaram um conjunto de aspetos relevantes que caraterizam a Cidade Educadora e que norteiam a atuação dos seus membros. Em suma, a Cidade Educadora está comprometida com a democracia participativa, com o bem-estar dos seus cidadãos e assume a construção de uma cidade da liberdade, da equidade e da inclusão.

Anúncio

Populares