Seguir o O MINHO

Guimarães

Prodígio de Guimarães entre os 10 finalistas de importante festival internacional de moda

Designer Tiago Bessa no Festival de Hyère em França

em

Foto: DR

Tiago Bessa, jovem designer de Guimarães, está entre os dez nomeados na categoria de moda do Festival Internacional de Hyère, em França, considerado um dos mais importantes eventos de moda na Europa. O anúncio foi feito há dias pelo júri do prestigiado concurso de moda, fotografia e acessórios.

Em causa estão vários prémios, incluíndo uma bolsa de 20 mil euros,  participação num dos maiores festivais de moda do mundo (Premier Vision 2024) e 10 mil euros em peles e tecidos Chanel.

O vimaranense concorre com outros nove designers de países como Reino Unido, França, Bélgica, Suécia, Finlândia, Coreia do Sul e Espanha. De acordo com o jornal Portugal Têxtil, Tiago foi selecionado para este restrito lote por um júri presidido pelo diretor artístico da marca Rocha e pelo diretor-geral da casa de moda Jean-Paul Gaultier.

Formado na Modatex, Tiago Bessa, de 23 anos, estagiou com Lidija Kolovrat e no atelier da Viktor & Rolf. Em 2021, disse em entrevista ao portal NiT que o têxtil já lhe está no sangue há várias gerações, uma vez que a avó é costureira e a mãe modelista. Mas só aprendeu a costurar quando ingressou no curso profissional da Modatex, no Porto. E, pelo augúrio, aprendeu bem.

Vencedor do Concurso Europeu de Jovens Designers do CENIT em 2021, Tiago foi duplamente premiado, com o grande prémio internacional (2.500 euros) e o prémio nacional (1.000 euros), naquela que foi a primeira vez que o prémio internacional foi atribuído a um português.

Jovem designer de Guimarães vence concurso internacional

O Première Vision Grand Prize, prémio principal, inclui uma bolsa de criação de 20 mil euros e a presença na Première Vision em fevereiro de 2024. Os nomeados concorrem ainda ao prémio 19M Chanel Métiers d’Art, o prémio para a coleção mais sustentável Mercedes-Benz e o prémio Atelier des Matières.

Mas os prémio não se ficam por aí. Por exemplo, quem vencer o 19M Chanel recebe uma seleção de tecidos e peles no valor de 10 mil euros, desde que impressione o júri com a utilização de materiais upcycled. As decisões do júri serão baseadas na criatividade, originalidade e capacidade de posicionamento “no mundo real” da indústria da moda.

O vencedor é conhecido em outubro.

Populares