Seguir o O MINHO

Viana do Castelo

Presidente da Casa do Minho do Brasil lidera comissão de honra da Romaria d’Agonia

em

Foto: Divulgação

O presidente da Casa do Minho do Rio de Janeiro, Brasil, foi este ano a personalidade escolhida pelo autarca de Viana do Castelo para presidir à comissão de honra da Romaria d’Agonia e hoje comunicada ao executivo municipal.

A presidência da comissão de honra da Romaria da Agonia é uma função que, por inerência, cabe ao presidente da Câmara de Viana do Castelo, mas que há mais de duas décadas é delegada em figuras “que contribuem para a promoção do concelho e das festas”, como aconteceu com a fadista Amália Rodrigues, o antigo embaixador Francisco Seixas da Costa, a artista plástica Joana Vasconcelos, entre outros.

Este ano, José Maria Costa decidiu “homenagear” Agostinho dos Santos, classificando a nomeação para o cargo com “um gesto de gratidão pelo tem feito pela promoção das festas, da cultura, do traje e, acima de tudo, da identidade de Viana do Castelo”.

“É uma personalidade que merece o nosso respeito. Sinto-me muito honrado por ter alguém que, do outro lado do Atlântico, está sempre a promover Viana do Castelo e as suas gentes. É um grande amigo de Viana e dos vianenses”, sublinhou.

O autarca socialista, que falava aos jornalistas no final da reunião camarária, disse ainda que a Casa do Minho, no Rio de Janeiro, “tem feito sempre a promoção dos valores da cultura popular, da identidade e das Festas da Agonia”.

Em março, José Maria Costa deslocou-se ao Brasil para participar nas comemorações dos 90 anos da Casa do Minho. Hoje o autarca socialista lembrou que o grupo folclórico daquela instituição, presidida por Agostinho dos Santos, já distinguido com o título Instituição de Mérito de Viana do Castelo.

A edição 2018 das Festas de Nossa Senhora da Agonia vai decorrer entre 17 e 20 de agosto.

EM FOCO

Populares