Seguir o O MINHO

Desporto

Portugal vai organizar Europeu de andebol de 2028 com Espanha e Suíça

Edição de 2022 disputa-se na Hungria e na Eslováquia

em

Foto: Arquivo

Portugal vai organizar a fase final do campeonato da Europa de andebol de 2028, juntamente com Espanha e Suíça, anunciou hoje a Federação Europeia de Andebol (EHF).

A candidatura conjunta de Portugal, Espanha e Suíça, que se juntou ao projeto ibérico em outubro último, foi a única a ser votada no congresso da EHF, em Viena, para 2028, após a retirada da proposta coletiva de Dinamarca, Suécia e Noruega, adotada para a fase final de 2026.

Da candidatura hoje ratificada, constam sete cidades anfitriãs: Lisboa, Basileia, Lausana, Zurique, Valência, Barcelona e Madrid.

Portugal vai voltar a acolher a principal competição continental de seleções, depois de ter organizado a primeira edição, em 1994, em Almada e Porto, quando o torneio foi disputado por 12 seleções e vencido pela Suécia.

Depois, Portugal voltou a acolher uma grande competição em 2003, caso do Mundial, em nove cidades (Lisboa, Espinho, Rio Maior, Póvoa de Varzim, Caminha, São João da Madeira, Funchal, Viseu e Guimarães), vencido pela Croácia e disputado por 24 equipas.

A edição de 2022 do Europeu, para o qual a seleção portuguesa está qualificada, vai ser disputada na Hungria e na Eslováquia, entre 13 e 30 de janeiro, seguindo-se a organização a solo da Alemanha em 2024.

Populares