Seguir o O MINHO

Hóquei em Patins

Portugal é Campeão do Mundo de hóquei

16 anos depois, 16.º título

em

Foto: Imagens RTP

Portugal sagrou-se, este domingo, campeão do mundo de hóquei em patins, depois de ter vencido a Argentina, nos penáltis (2-1), na final disputada em Barcelona (Espanha).

No tempo regulamentar e no prolongamento não houve golos.

A seleção nacional já não vencia o Mundial há 16 anos (Oliveira de Azeméis, 2003).

Hélder Nunes. Foto: Divulgação / FP Patinagem (Arquivo)

Hélder Nunes, que se transferiu do FC Porto para o Barcelona, Rafa (FC Porto) e Vieirinha (Benfica), são os três jogadores naturais de Barcelos que integram a equipa portuguesa.

Foto: FP Patinagem

Este é o 16.º título de campeão do mundo conquistado por Portugal.

 

Penáltis: Argentina marcou, Portugal marcou, Argentina falhou (defendido), Portugal falhou (defendido), Argentina falhou (por cima), Portugal marcou (por Hélder Nunes, e colocou-se em vantagem), Argentina falhou (defendido), Portugal falhou (defendido), Argentina falhou e acabou: 2-1 para Portugal.

(em atualização)

Anúncio

Hóquei em Patins

Juventude de Viana e HC Braga vencem fora para a Taça da Europa

Óquei de Barcelos ainda joga este sábado

em

Foto: Divulgação/HC Braga

O Hóquei Clube de Braga, 15-0 ao IGR Remscheid (Alemanha), e a Juventude de Viana, 5-2 ao RSC Uttigen (Suíça), venceram hoje na primeira mão dos 16 avos de final da Taça da Europa de hóquei em patins.

Afonso Lima, com quatro golos, foi o mais concretizador dos bracarenses em Remscheid, mas pela equipa minhota também anotaram António Trabulo, Ângelo Fernandes, Bekas, Joca e Danilo Rampulla, com dois golos casa, e Juanjo.

Ao intervalo, o HC Braga já vencia por 8-0.

Em Uttingen, o jogo foi mais disputada até ao intervalo, a que se chegou com um empate no marcador, 2-2. na segunda parte, a Juventude ‘embalou’ para um confortável 5-2, que lhe dá outra tranquilidade para a segunda mão, em Viana do Castelo.

Rémi Herman, com três golos, João Pedro Pereira e Gustavo lima marcaram pela equipa portuguesa.

Ainda hoje, pelas 21:30, o Óquei Barcelos recebe o Geneve RHC, também para os 16 avos da Taça da Europa.

Continuar a ler

Hóquei em Patins

Clubes portugueses na origem da Associação Europeia de Clubes de Hóquei em Patins

Hóquei em Patins

em

Foto: DR / Arquivo

Os principais clubes europeus criaram hoje a Associação Europeia de Clubes de Hóquei em Patins (EHCA), em Barcelona, entre os quais quatro portugueses, com o objetivo de “melhorar”, “mediatizar e impulsionar” a modalidade.

FC Porto, Benfica, Sporting e Oliveirense são os emblemas portugueses que se juntaram ao Noia, Barcelona, Liceo da Corunha e Réus na criação do organismo, formalizado hoje, em Barcelona, de acordo com a nota publicada no sítio oficial da Oliveirense.

“Melhorar o hóquei em patins como modalidade desportiva e de espetáculo para o público em todos os aspetos. Mediatizar e impulsionar o hóquei em patins em toda a Europa e prestar contributos para o planeamento do calendário internacional, são alguns dos objetivos que esta nova Associação pretende atingir”, refere o documento.

A EHCA pretende também “ter um papel ativo e consultor nas instituições internacionais, nomeadamente na World Skate Europe e na World Skate Mundial, defendendo os interesses dos clubes a nível europeu”, sendo que o próximo passo é o “reconhecimento a nível europeu como único órgão que representa os clubes”.

Continuar a ler

Hóquei em Patins

Hóquei: Juventude de Viana começa campeonato em casa do campeão

Sorteio

em

Foto: Facebook de Juventude de Viana (Arquivo)

A Juventude de Viana vai iniciar o campeonato nacional de hóquei em patins na casa do FC Porto, atual campeão, ditou o sorteio hoje realizado em Lisboa.

Já o Riba d’Ave irá receber, na primeira jornada, o Sporting, campeão europeu de clubes.

Turquel-Óquei de Barcelos e HC Braga-Física são os outros dois jogos da ronda inaugural que envolvem clubes da região do Minho.

Oliveirense-Paço de Arcos, Benfica-Sanjoanense e Valongo-Tigres completam a lista de jogos.

Entretanto, a Federação de Patinagem de Portugal já tinha anunciado que a Supertaça António Livramento de seniores masculinos e a Supertaça de seniores femininos se realizam a 05 de outubro no pavilhão Mário Mexia, em Coimbra.

Os jogos agendados são FC Porto-Oliveirense, em masculinos, e Benfica-Campo de Ourique, em femininos.

Continuar a ler

Populares