Seguir o O MINHO

Ponte de Lima

Ponte de Lima: Alegadas descargas de pedreiras estão a poluir o Rio Lima

Na freguesia de Arcozelo

em

Foto enviada a O MINHO

Alegadas descargas, no rio Lima, de lamas provenientes das pedreiras localizadas na freguesia de Arcozelo, em Ponte de Lima, foram alvo de uma queixa particular junto das autoridades competentes. A denúncia a que O MINHO teve acesso dá conta “de descargas constantes” para o rio Labruja que depois chegam ao Lima, onde desagua. O presidente da Junta reconhece a existência do problema que espera ficar resolvido com a criação do pólo industrial do granito.

“Estamos todos fartos do rio Lima estar sempre branco das lamas das pedreiras de Arcozelo”. É assim que começa a denúncia que chegou às autoridades oficiais. Em causa estão as descargas de lamas provenientes das pedreiras, instaladas na freguesia de Arcozelo, no rio Labruja. E daí para o Lima.

“É verdade que a margem direita do Lima aparece, por vezes, esbranquiçada, sobretudo quando há fortes chuvadas”, reconhece o presidente da junta, António Fiúza, que atribuiu a causa “às pedreiras. Não acredito que haja descargas diretas porque a fiscalização é tremenda”.

Foto enviada a O MINHO

Foto enviada a O MINHO

Foto enviada a O MINHO

Foto enviada a O MINHO

Segundo o autarca contactado por O MINHO, “a própria junta já fez denúncias ao SEPNA para que se descubra a origem das descargas”. O MINHO sabe que em finais de Abril, a entidade nacional de fiscalização já esteve em Arcozelo para se inteirar das condições das pedreiras. “Se não estiver tudo legal terão que encerrar”, revela o autarca.

Bacias de retenção

A denúncia dá ainda conta de se “estarem a enterrar milhares de camiões da lamas das serras de corte nos buracos das pedreiras de donde tiram a pedra. Estas lamas depois com a chuva vão parar aos ribeiros e ao rio”. Estes ‘buracos’ são chamados de ‘bacias de retenção’ “obrigatórias no licenciamento das pedreiras”, como explica António Fiúza.

Segundo a queixa, o presidente da Junta terá passado uma declaração para a instalação destas bacias de retenção, em terreno da freguesia, sem que o caso tivesse sido abordado em assembleia de freguesia.

António Fiúza defende-se: “não é necessário a aprovação da assembleia de freguesia porque como é uma obrigatoriedade legal, eu tenho poderes para passar a declaração”.

Polo Industrial do Granito

António Fiúza está “esperançado” que a criação do polo industrial do granito, um investimento de 4,4 milhões de euros, já está em andamento, “venha resolver a grande maioria destes problemas”.

No entanto, o autarca não descarta que possa, no futuro, haver novas descargas: “estamos a falar de encostas, com chuvas muito fortes e por muito que tudo esteja em ordem, não se fica livre de voltar a acontecer”.

Anúncio

Ponte de Lima

Morreu Cinda Borges, histórica figura do Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima

Óbito

em

Foto: DR

Morreu aos 75 anos Maria Gracinda Pelote, mais conhecida como Cinda Borges, uma das figuras mais emblemáticas da gastronomia de Ponte de Lima, anunciou a família. Vítima de doença prolongada, Cinda terá morrido durante esta madrugada, com o anúncio a ser feita durante esta manhã.

Com três restaurantes fundados, entre os quais a Casa Borges, hoje em dia a cargo dos filhos, Cinda Borges, natural da freguesia de Correlhã, era uma figura emblemática na confeção do Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, sendo alvo de entrevistas de vários órgãos de comunicação nacionais ao longo da sua vida.

O funeral da conhecida cozinheira realiza-se na igreja românica da Correlhã, esta quarta-feira, a partir das 17:00 horas, indo a sepultar no cemitério local.

Continuar a ler

Ponte de Lima

Joana Amaral Dias (ex-BE) em conferência de Abel Baptista (ex-CDS) em Ponte de Lima

Movimentos independentes na política

em

Foto: DR / Arquivo

A ex-deputada do Bloco de Esquerda, psicóloga Joana Amaral Dias, é uma das figuras públicas que irá marcar presença na conferência “A importância das candidaturas independentes na sociedade”, organizada pelo movimento independente “Abel Baptista – Ponte de Lima Minha Terra”, anunciou a organização do evento.

Para além da psicóloga que faz furor no Instagram, também o histórico militante e ex-líder do CDS, José Ribeiro e Castro, marcará presença no evento que decorre no próximo sábado, 26 de outubro, no auditório municipal de Ponte de Lima, a partir das 17:00.

Para além destes dois convidados, é ainda esperada a presença de Leonor Lêdo da Fonseca, ex-vereadora da Câmara de Espinho, que apresentou candidatura independente nas últimas autárquicas naquele município.

Recorde-se que Abel Baptista já se mostrou disponível para encabeçar uma candidatura independente à Câmara de Ponte de Lima nas eleições autárquicas de 2021.

“O objetivo desta conferência é ser um momento de reflexão e discussão acerca da crescente importância destes movimentos de pessoas no panorama autárquico nacional, e como o movimento PLMT em Ponte de Lima pode ser uma alternativa ao atual panorama político local”, referiu o antigo vereador e deputado à Assembleia da República pelo CDS.

Abel Baptista, licenciado em Direito, foi jurista e funcionário autárquico, tendo desempenhado funções de deputado à AR durante quatro legislaturas.

Foi ainda vereador em Monção e em Ponte de Lima, para além de diretor do Departamento da Câmara de Lamego, diretor do Centro Distrital de Solidariedade de Viana do Castelo; chefe de Divisão da Câmara da Nazaré; presidente da Assembleia Municipal de Ponte de Lima; secretário da Mesa da Assembleia da República e presidente da Comissão de Educação Ciência e Cultura

Continuar a ler

Ponte de Lima

Reaberto acesso à A27 mais de oito horas após acidente com camião em Ponte de Lima

Acidente

em

Foto Ilustrativa / Brisa (Arquivo)

O acesso à Autoestrada 27 (A27), em Refóios do Lima, Ponte de Lima, foi reaberto cerca das 17:50 depois de ter estado cortado, desde as 09:09, devido ao despiste de um camião, disse à Lusa fonte da GNR.

O camião, espanhol, que transportava madeira, despistou-se e tombou hoje, cerca das 08:56, naquele nó de acesso à A27, espalhando a carga e derramando gasóleo. Do acidente não resultaram feridos.

Em causa está o acesso, em Refóios do Lima, na transição entre a autoestrada A3 (Porto/Valença), e a A27, no sentido Ponte de Lima/Viana do Castelo.

Anteriormente, fonte da GNR adiantou que, devido ao derrame de gasóleo, foi acionado o Núcleo de Proteção do Ambiente e os meios para lavagem do pavimento.

A mesma fonte explicou que a madeira que o camião transportava “espalhou-se para a berma da estrada e para um talude”.

O motorista do camião, “pertencente a uma empresa espanhola, solicitou outro camião para fazer o transbordo da madeira”.

Ao local compareceram meios dos bombeiros de Ponte de Lima, com uma ambulância e dois operacionais, a GNR e a concessionária da Auto-Estradas Norte Litoral.

Continuar a ler

Populares