Seguir o O MINHO

Futebol

Há cinco interessados em suceder a Braga na organização da ‘final four’ da Taça da Liga

Presidente da Liga de clubes revela que, depois da passagem por Braga a prova ganhou “muito interesse dos municípios”.

em

Foto: DR

O presidente da Liga de clubes de futebol, Pedro Proença, revelou hoje que há cinco câmaras municipais interessadas em suceder à de Braga como organizadora da ‘final four’ da Taça da Liga nos próximos três anos.


“O património que levámos destes três anos em Braga é o de uma nova competição, muitíssimo apetecível. Temos, neste momento, cinco câmaras [municipais] interessadas, com uma grande vontade em ter esta ‘final four'”, revelou, durante a cerimónia de apresentação da ‘final four’ da edição 2019/20, de 21 a 25 de janeiro, em Braga, anunciando para breve uma decisão.

Deixando uma palavra de agradecimento à autarquia bracarense “por ter sido a primeira a acreditar que este era o modelo de competição que iria ter sucesso”, Pedro Proença notou que, em 2015, quando chegou à Liga, “nem data da final” da Taça da Liga havia, e “hoje, a prova tem uma roupagem distinta e muito interesse dos municípios”.

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Pedro Proença destacou que a audiência média da final entre Sporting e FC Porto da época passada atingiu os 2,1 milhões de espetadores e um share de 47 por cento, tendo sido o jogo mais visto entre clubes e o 10.º mais visto em Portugal.

Sobre o futuro da competição, o líder da Liga frisou que seria positivo que o seu vencedor se apurasse para uma prova da UEFA.

“Os modelos competitivos da UEFA e da FIFA estão em mutação e estão a ser rediscutidos os novos ciclos. Seria muito bom para esta competição que o vencedor tivesse acesso a uma prova internacional, mas obviamente que teríamos de enquadrar isso naquele que será o novo ciclo das competições internacionais para perceber se há espaço para isso acontecer”, explicou.

Em relação à segurança da ‘final four’, o dirigente notou que, nas passadas edições, não houve problemas e que, este ano, “tudo está preparado para que não existam incidentes”.

O presidente da câmara de Braga, Ricardo Rio, disse que “as expectativas com a realização da prova [na cidade] foram largamente superadas”, considera que “Braga ganhou muito com a ‘final four’” e espera “que volte, daqui a três ou mais anos”.

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Pelo terceiro ano consecutivo, e último, a prova terá lugar em Braga. A 21 de janeiro, o anfitrião SC Braga recebe o Sporting e, no dia seguinte, defrontam-se FC Porto e Vitória SC, estando a final marcada para 25 de janeiro.

Vitória de Setúbal, Benfica (por sete vezes), SC Braga, Moreirense e Sporting (duas) foram os vencedores das anteriores 12 edições.

Anúncio

Futebol

Árbitro de Barcelos no FC Porto-Sporting

João Pinheiro é de Viatodos

em

Foto: FPF

O árbitro João Pinheiro, de Viatodos, concelho de Barcelos, foi o escolhido pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol para dirigir o jogo entre o FC Porto e o Sporting, da 32.ª jornada da I Liga portuguesa, foi hoje anunciado.

João Pinheiro, da Associação de Futebol de Braga, vai ter como auxiliares Bruno Rodrigues e Luciano Maia, com Iancu Vasilica a ser o quarto árbitro, enquanto o videoárbitro será Artur Soares Dias.

O jogo entre o FC Porto e o Sporting está agendado para quarta-feira, às 21:30, no estádio do Dragão, numa partida em que os ‘dragões’ apenas necessitam de um ponto para se sagrarem campeões nacionais.

João Pinheiro, de 32 anos, é advogado e vai orientar quarta-feira no Dragão o seu terceiro clássico, curiosamente entre as mesmas equipas do FC Porto e do Sporting.

O primeiro clássico remonta à Taça de Portugal de 2017/18, em que o FC Porto venceu o Sporting (1-0), e o segundo à final da Taça da Liga de 2018/19, em que os ‘leões’ conquistaram o troféu no desempate por grandes penalidades (3-1, após 1-1).

Esta época, João Pinheiro já dirigiu 22 jogos nas competições nacionais, cruzando-se por duas vezes com o Sporting, na derrota em Alvalade com o Rio Ave (2-3), em 31 de agosto de 2019, e na vitória dos ‘leões’ por 4-2 em casa do Portimonense, para a Taça da Liga, em 21 de dezembro de 2019.

O árbitro internacional vai dirigir esta época pela terceira vez o FC Porto, depois de ter arbitrado o empate a 1-1 com o Belenenses SAD, em Lisboa, em 08 de dezembro, para a I Liga, e o jogo entre Académico Viseu e os ‘dragões’, da primeira mão da meia-final da Taça de Portugal, que terminou com o mesmo 1-1.

Continuar a ler

Futebol

Internacional portuguesa Rute Costa troca SC Braga pelo Famalicão

Futebol feminino

em

Foto: SC Braga / Arquivo

A internacional portuguesa Rute Costa assinou um contrato de uma temporada com o Famalicão, informou hoje a equipa da liga portuguesa feminina de futebol.

A guarda-redes, de 26 anos, deixa ao fim de quatro temporadas o Sporting de Braga, onde conquistou um campeonato português, uma Taça de Portugal e uma Supertaça.

Rute Costa tem quatro internacionalizações pela seleção portuguesa, duas das quais no Europeu de 2017, que marcou a estreia de Portugal em grandes competições.

Aquando do cancelamento das competições, devido à pandemia de covid-19, o Famalicão liderava a II divisão e garantiu a subida de divisão.

Continuar a ler

Futebol

Ida ao banho de Vítor Oliveira custa 2.550 euros ao Gil Vicente

Multa

em

Foto: DR / Arquivo

O Gil Vicente foi multado em 2.550 euros pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, devido à ausência do treinador Vítor Oliveira na flash-interview no final da partida frente ao Vitória SC.

A equipa de Barcelos enviou o treinador adjunto Mário Nunes, justificando a decisão com o facto de Vitor Oliveira ter sido levado “para debaixo dos chuveiros na comemoração da vitória que garantiu a manutenção, estando este completamente encharcado”.

O Conselho de Disciplina acabou por multar o Gil Vicente por incumprimento do artigo 91, nº.1, alínea c, do regulamento de competições, que define que a flash-interview “tem a participação obrigatória de dois elementos de cada equipa, designadamente, o treinador principal e um jogador”.

O Gil Vicente venceu na quinta-feira na visita ao Vitória SC, por 2-1, na 31.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, com a equipa de Barcelos a marcar dois golos nos descontos e a garantir a manutenção.

Continuar a ler

Populares