Seguir o O MINHO

Alto Minho

Organização de meia maratona e caminhada em Viana espera cinco mil participantes

em

Cerca de cinco mil atletas, entre eles mais de 800 galegos participam este domingo, em Viana do Castelo, na 18.ª meia maratona Manuela Machado, e numa caminhada solidária, estimou esta quinta-feira a organização durante a apresentação da prova.

De acordo com a ex-atleta Manuela Machado, responsável pela organização desta meia maratona, a uma semana do encerramento das inscrições, estão confirmados, na prova principal, 3.226 atletas, sendo que 2.414 são portugueses, e 812 estrangeiros, “a maioria espanhóis”, havendo ainda atletas oriundos da Bulgária, Quénia, Alemanha e França.

“Nós queremos crescer, pouco a pouco, mas se na meia maratona tivermos quatro mil atletas já ficava satisfeita. Contabilizando as pessoas que vão participar na caminhada esperamos chegar a um total de cinco mil presenças”, afirmou a ex-atleta na apresentação da “Meia Maratona Manuela Machado – Viana Fica no Coração”.

Natural de Viana do Castelo, Manuela Machado é uma das atletas de referência da maratona nacional, tendo alcançado um título de campeã mundial (1995) e dois de campeã europeia (1994 e 1998), além de dois sétimos lugares em Jogos Olímpicos (1992 e 1996).

Em femininos, a edição 2016 da meia maratona, que tem o nome da ex-atleta, vai contar com Filomena Costa do Jardim da Serra, Clarisse Cruz do SC Salgueiros, Doroteia Peixoto – Amigos da Montanha e Inês Monteiro do Centro de Atletismo de Seia.

Já em masculinos, Manuel Penas Blanco – New Balance Team, Manuel Hurtado Sanjurjo e Akka Essaadaoui da Sociedad Gimnastica de Pontevedra, e Paulo Gomes do Clube União Artístico Benaventense são alguns dos nomes de destaque da 18.ª edição, que mantém um prémio de 800 euros para o primeiro classificado.

Além da prova principal, mais de 600 pessoas são esperadas para a caminhada, que decorre em paralelo, ambas com partida da marginal da cidade de Viana do Castelo, junto à biblioteca desenha por Siza Vieira, às 10h30 do próximo domingo. Este ano, o valor das inscrições naquela iniciativa solidária reverterá a favor da associação Methamorphys.

A Câmara Municipal, conjuntamente com a associação de atletismo local e o clube Cyclones organizam a meia maratona, que conta com o patrocínio de várias empresas nacionais.

Para o autarca José Maria Costa, a prova, além de ser “uma grande festa do atletismo e de homenagem renovada anualmente a Manuela Machado”, tem ainda “uma importante componente turística”, por considerar que “o desporto também promove os territórios”.

18 meia maratona manuela machado

Este ano, anunciou o vereador do Desporto, Vítor Lemos, os atletas participantes terão estacionamento gratuito no maior parque subterrâneo da cidade, no Campo da Agonia, propriedade da autarquia, com 1.080 lugares.

Populares