Redes Sociais

Obras no Castelo de Guimarães prontas na próxima semana

Ave

Obras no Castelo de Guimarães prontas na próxima semana

As obras de requalificação da acessibilidade ao Castelo de Guimarães, destinadas a conferir mais segurança aos visitantes, ficarão prontas na próxima semana, informou o diretor regional de Cultura do Norte.

Segundo António Ponte, era “determinante” criar no castelo um novo modelo de circulação, já que “aconteceu ao longo dos anos um conjunto de acidentes”, com danos físicos para os visitantes.

As obras incluem escadas em madeira e uma espécie de corrimão lateral, para “minimizar” os riscos de acidentes.

António Ponte adiantou ainda que até final de julho deverão também estar visíveis no castelo conteúdos informativos para explicar a importância do castelo na história da cidade e de Portugal.

As obras no Castelo de Guimarães orçam em cerca de 300 mil euros e são financiadas por fundos comunitários e pelo mecenato exclusivo da Fundação Millennium bcp.

O presidente da fundação, Fernando Nogueira, e o diretor regional de Cultura do Norte visitaram as obras em curso no castelo, no âmbito do programa de comemorações do feriado municipal de Guimarães, evocativo do 887.º aniversário da Batalha de São Mamede.

Em 2014, o Castelo de Guimarães foi o monumento sob alçada da direção regional mais visitado, atingindo os 361 mil visitantes.

A construção daquele castelo remonta ao século X, sob ordem da condessa Mumadona, para defesa do Mosteiro de Guimarães, tendo sido alvo de várias intervenções e diferentes épocas.

O aspeto atual do castelo foi fortemente marcado pelas obras de recuperação feitas nos anos 40 do século XX, levadas a cabo no contexto das comemorações do duplo centenário da formação da nacionalidade e da restauração da independência.

Clique para comentar

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Ave