Seguir o O MINHO

Braga

“Ó Mãe, vou emigrar” é o próximo workshop do GACCUM

em

No dia 23 de outubro, pelas 14h00, o auditório de Engenharia da Universidade do Minho (UMinho), em Braga, receberá mais uma iniciativa do Grupo de Alunos de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho (GACCUM), desta feita um workshop intitulado “Ó Mãe, vou emigrar”.

Organizado em parceria com uma aluna de doutoramento em Ciências da Comunicação da UMinho e diretora da PM Excel Group, Patrícia Marcelino, o workshop pretende, não incentivar a emigração, mas esclarecer e (in)formar os estudantes antes de tomarem a decisão e dar ferramentas para o sucesso se a decisão passar posteriormente pela emigração.

Para o presidente do GACCUM, Ângelo Cunha, “esta é uma iniciativa permite descobrir uma nova realidade para os estudantes, quer no que ao mercado de trabalho diz respeito, quer no que às vivências pessoais”.

Nesta sessão serão apresentadas aos estudantes ferramentas para elaborar um Curriculum Vitae de acordo com os interesses das empresas britânicas e ainda dotar os participantes de mecanismos que os ajudem a procurar emprego em terras de sua majestade.

Reino Unido é polo de atração para os portugueses

O Reino Unido é, neste momento, o destino que mais emigrantes portugueses acolhe. As últimas estatísticas britânicas, de 2013, revelam que chegaram ao país cerca de 30 mil portugueses, mais 50% do que no ano anterior, o que significará que cerca de um terço dos que saem de Portugal está a escolher este destino para procurar trabalho.

Apesar de se falar cada vez mais de emigração para Angola e o Brasil, o coordenador científico do Observatório da Emigração, Rui Pena Pires, sublinhou ao Público em 2014 que “Para a Europa, irão atualmente entre 80 e 85% dos emigrantes portugueses.” A seguir ao Reino Unido, surgem como destinos a Suíça, a Alemanha, a Espanha e o Luxemburgo.

EM FOCO

Populares