Seguir o O MINHO

Barcelos

Nova Taça da Liga com design made in Barcelos

Professor do IPCA é o autor do novo troféu.

em

Nuno Martins, da ESD/IPCA (Foto: ESD/IPCA) é o autor do novo troféu (Foto: LPFP)

O novo troféu a ser entregue aos próximos vencedores da Taça da Liga foi apresentado esta semana, durante a Cimeira dos Presidentes, onde estiveram presentes os clubes profissionais do futebol português, no Convento de São Francisco, em Coimbra.

O autor da nova taça é Nuno Martins, doutorado em Medias Digitais pela Universidade do Porto e professor na Escola Superior de Design, do Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA), em Barcelos.

Escola Superior de Design/IPCA, Barcelos – Google Maps

Inspirado nos modelos anteriores do troféu, a nova taça “veio para ficar, afirmando-se, desde já, como rosto presente e futuro da competição”, segundo afirma o presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).

“A Allianz CUP é, hoje, uma competição renovada, com um novo formato e com valores que defendemos para uma competição que caminha para a excelência. Foi esta busca de perfeição que nos levou a repensar o troféu da Allianz CUP, que vai consagrar, em janeiro de 2019, o ‘Campeão de Inverno’. Temos agora uma Taça nova, que estou certo todas as Sociedades Desportivas vão querer ganhar, e que passa a ser a imagem de marca de uma das nossas competições”, disse Pedro Proença à comunicação social.

Taça da Liga 2018. Foto: Divulgação / CM Braga

Com o troféu a ser desenhado em Barcelos, a Taça da Liga fica ainda mais associada ao Minho, onde, durante três anos, se disputa a ‘final four’, que decide o vencedor da terceira competição mais importante do panorama futebolístico nacional. Recorde-se que Braga, que já organizou esta fase da prova em 2018, garantiu junto da LPFP a realização das meias-finais e final até 2020.

Este ano a ‘final four’, que irá definir o Campeão de Inverno, designação simbólica atribuída ao vencedor da Taça da Liga, disputa-se no Estádio Municipal de Braga, entre 19 e 26 de janeiro.

Moreirense foi o primeiro “Campeão de Inverno”. Foto: DR

O vencedor irá suceder ao Sporting, atual detentor do troféu, que, por sua vez, sucedeu ao Moreirense, primeiro clube a conquistar o título de Campeão de Inverno, em 2016/2017, ano em que esta designação passou a ser utilizada.

EM FOCO

Populares