O hospital de Guimarães registou, na manhã desta terça-feira, uma longa fila de espera de utentes para recolha de sangue.
Segundo o Grupo Santiago, que avança a notícia, os utentes aguardaram, debaixo de sol, mais de uma hora pelo atendimento, que se realiza numa tenda instalada no exterior do edifício, próximo do Serviço de Urgência.
Em resposta ao Grupo Santiago, o Hospital da Senhora de Oliveira afirmou que a situação se deveu à implementação de um novo procedimento de marcação de análises.
O novo procedimento permite aos médicos realizarem a marcação das análises no ato das consultas médicas, evitando que os doentes se dirijam aos serviços de Patologia Clínica e de Imunohemoterapia para esse efeito.
O hospital acrescenta, na resposta àquele órgão de comunicação, que o novo procedimento implicou nova parametrização do sistema informático, que está a ser finalizada.
“Há uma capacidade limite para colheitas em intervalos de horário de 10 minutos e o sistema permitiu marcação superior ao número limite para cada horário, o que não deveria ter acontecido, numa falha na parametrização que está a ser corrigida”, justifica o Hospital.
Na resposta enviada ao Grupo Santiago, o hospital culpa também os próprios utentes: “Todos os utentes são notificados por mensagem ou contacto telefónico da hora de marcação. Os utentes não respeitaram o horário da marcação e vieram logo ao início da manhã, assim como, alguns utentes, independentes, estavam acompanhados por familiares, o que deve ser evitado”.
Notícia corrigida às 17h41 com alteração de dádiva para recolha de sangue.