Compras em loja através de multibanco sobem 6% na 1.ª semana de junho

Covid-19
Compras em loja através de multibanco sobem 6% na 1. ª semana de junho

As compras em loja através de Multibanco subiram 6% na primeira semana de junho, o início da terceira fase de desconfinamento, face à semana anterior, aproximando-se dos valores registados antes do primeiro caso de covid-19 em Portugal, foi hoje anunciado.

“De acordo com os dados do SIBS Analytics relativos à semana de 01 a 07 de junho, na qual se iniciou a terceira fase de desconfinamento em Portugal, as compras em loja através da Rede Multibanco continuam também a recuperação, subindo 6% face à semana anterior e aproximando-se cada vez mais dos valores registados antes do primeiro caso em Portugal”, divulgou hoje, em comunicado, a SIBS.

De acordo com a gestora da rede Multibanco, entre 01 e 07 de junho, a média diária de compras físicas através daquele sistema de pagamento foi equivalente a 87% da média pré-pandemia, o valor mais alto desde que foi decretado o estado de emergência em Portugal.

As compras em loja nos restantes setores além dos super e hipermercados, pequena distribuição alimentar, bebidas e tabaco e farmácias e parafarmácias representaram um peso acumulado de 51% de todas as compras físicas na rede Multibanco, voltando a ganhar preponderância com a reabertura gradual da economia.

Já os setores acima nomeados representaram 49% das compras, no mesmo período, o valor mais baixo desde o início do estado de Emergência, e próximo do valor antes da crise, segundo a SIBS.

Também a frequência de consumo no comércio eletrónico (‘e-commerce’) atingiu o valor mais alto desde a primeira semana de março, logo após a confirmação do primeiro caso do novo coronavírus em Portugal, aumentando 7% face à semana anterior.

No ‘e-commerce’ (comércio eletrónico), verificou-se, no período em análise, que os setores com maior crescimento face ao período antes da pandemia são o da restauração, ‘food delivery’ e ‘take away’, com um aumento de 78%, o de entretenimento, cultura e subscrições, que registou um crescimento de 57%, bem como o de comércio alimentar e retalho, com um acréscimo de 23%.

A SIBS destaca também a média de compras em loja através do MB WAY, entre 01 e 07 de junho, que atingiu um valor 2,22 vezes superior ao do início da pandemia, o que significa que a utilização do serviço mais do que duplicou desde o registo do primeiro caso em território nacional.

O pagamento através de MB WAY aumentou 15% em comparação com a semana anterior, registando a décima primeira semana consecutiva de crescimento.

“Os dados da semana de 01 a 07 de junho dão nota da contínua recuperação do consumo em Portugal, tanto em lojas físicas com no comércio ‘online’, reforçando as tendências registadas desde o início do desconfinamento em Portugal”, considera a SIBS, na mesma nota.

Analisando o valor gasto por cada compra na rede Multibanco, a média manteve-se pela terceira semana consecutiva nos 37,8 euros.

Já nas compras ‘online’, o valor médio caiu 2% para os 40,1 euros, face aos 40,9 euros da semana anterior.

Nas compras físicas e ‘online’, os valores médios por compra continuam acima da média do período antes da pandemia, com subidas de 8,9% e 6,9%, respetivamente.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Taxistas pedem criação de duas linhas de crédito

Taxistas pedem criação de duas linhas de crédito

Próximo Artigo
Mais de uma hora de espera ao sol para colheita de sangue no hospital de guimarães

Mais de uma hora de espera ao sol para colheita de sangue no Hospital de Guimarães

Artigos Relacionados