É, provavelmente, o Miguel Oliveira do automobilismo português, no caso por via do karting. E que pensa, já na próxima época, conduzir um carro de fórmula…
O vaticínio – adiantado ao O MINHO – é da sua equipa técnica e advém do facto de o jovem bracarense Francisco Macedo, aos 15 anos de idade, se ter tornado o primeiro piloto do karting português a ser campeão nacional em simultâneo nas duas principais categorias: a X30 Sénior e a Sénior Max. Títulos conseguidos no primeiro ano em que competiu na categoria sénior.
O feito, inédito, do Kiko – diminutivo porque é conhecido – é, ainda, mais notável, porque começou a andar de karting apenas aos 12 anos, quando a maioria dos campeões da modalidade começa a praticar aos seis…Um dia, o avó levou-o ao kartódromo de Braga e, logo da primeira vez que pegou num kart de aluguer chamou a atenção de um funcionário que lhe indicou um especialista.
Taça de Portugal
O Kiko conquistou já três títulos em Portugal e tem, este fim de semana, a possibilidade de conseguir mais um já que vai competir na Taça de Portugal que decorre no Kartódromo Internacional de Braga.
Em 2021, ano em que começou a guiar um kart, ainda júnior, conseguiu a pole-position na Taça de Portugal realizada em Leiria, e só não venceu a prova porque um toque o pôs fora de pista.
A sua performance impressiona, ainda mais, os praticantes da modalidade, pelo facto de, na esmagadora maioria das provas, conseguir a pole-position e, logo que a corrida começa distancia-se dos restantes competidores, os quais – diga-se, correm com motores e chassis iguais.
Carreira internacional
A partir de 2022, apostou nas grandes competições internacionais, como as IAME Euro Series, os campeonatos da Europa e do Mundo CIK-FIA e o WSK. Integra uma equipa italiana, onde, aos poucos, se tem imposto face a pilotos mais experientes. E onde exibe conhecimentos técnicos e uma conduta de rigor, dentro e fora das boxes.
O traquejo adquirido entre os melhores do mundo deu a Francisco Macedo as bases para ganhar a Taça de Portugal de Karting de 2022.
Em 2023, aos 15 anos, a idade mínima, passou para a categoria-rainha do Karting nacional: a Sénior, onde se disputam dois Campeonatos de Portugal, sob a égide da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK): a categoria X30 Sénior, com motores IAME, e a categoria Sénior Max, com motores Rotax. Nas duas competições, o Kiko, entre mais de 30 adversários, foi sempre o mais rápido, vencendo quase todas as provas
O Kiko combina as corridas com os estudos numa escola secundária, – com estatuto de atleta – já que quer ser engenheiro mecânico. Mas, o jovem, a família e os técnicos pensam que tem outro dilema: o de prosseguir a carreira no automobilismo, passando para um carro de Fórmula, possivelmente a três: “naturalmente que gostaria de prosseguir mas é um salto que depende de vários fatores, nomeadamente o financeiro. Mas vontade e crença não me falta!”, disse-nos.