Seguir o O MINHO

Desporto

Rui Bragança e Júlio Ferreira, este fim de semana em Moscovo, em busca do ‘sonho olímpico’

Atletas de Guimarães e Braga à procura da qualificação para Tóquio2020

em

Rui Bragança e Júlio Ferreira. Foto (arquivo): DR

Os atletas portugueses Rui Bragança (Guimarães) e Júlio Ferreira (Braga) competem na sexta-feira e no sábado no Grande Prémio de Moscovo em taekwondo, última oportunidade para se qualificarem pelo ‘ranking’ para os Jogos Tóquio2020, afirmando encontrarem-se em boa forma.

Em declarações à agência Lusa, Rui Bragança, que já competiu no Rio2016, tornando-se no primeiro luso a vencer um combate da modalidade em Jogos Olímpicos, lembra que esta é a ‘final’ da qualificação por ‘ranking’, depois de uma série de eventos até Moscovo, antes de um derradeiro torneio europeu de qualificação, em abril de 2020, em que é preciso “chegar à final para garantir o ‘bilhete’”.

“Um bom resultado seria ganhar e que os meus adversários no quinto e sexto lugar [do ‘ranking] perdessem o primeiro combate, porque assim garantia a qualificação olímpica. Se isso não for possível, garantir o máximo número de pontos para quando chegar o torneio de qualificação olímpica, em abril, ser cabeça de série”, resume o atleta de 27 anos.

Apesar da ambição, a missão não será fácil para o competidor natural de Guimarães, que luta em -58 kg, até porque “ganhar em Moscovo é como ganhar nos Jogos Olímpicos, porque quem vai estar estará em Tóquio”.

Ainda assim, lembra que já esteve “taco a taco com todos eles” e mesmo sendo “bastante difícil” garantir já a qualificação no ano anterior à prova, como fez em 2015, “não é impossível”.

A mesma ambição de vencer partilha Júlio Ferreira (-80 kg), que apenas pode chegar já a Tóquio2020 se vencer a prova, estando no 15.º posto da hierarquia olímpica. “E o objetivo é esse, sabendo eu que está cá o topo do mundo”, ressalva.

Natural de Braga, aos 25 anos encontra-se numa “forma muito boa, não a melhor da carreira, mas uma das melhores”, e pensa já em 2020 e “na melhor maneira de garantir o passe” para os Jogos em abril.

Teve um 2019 “de altos e baixos”, considera, com uma medalha de bronze nas Universíadas como ponto alto de 12 meses em que “as provas em ‘open’ correram muito melhor”, mas os grandes prémios “não foram como planeado”.

“Foi um ano especial, e esse balançar [de resultados] traz-me maior foco e frieza”, conta.

Rui Bragança, por seu lado, foi medalha de bronze nos Mundiais de Manchester, uma segunda medalha em campeonatos do mundo depois da prata de Gyeongju, em 2011, conseguindo ainda dois quintos lugares em grandes prémios.

“Sinto-me bem, estou relativamente descansado, aqui eu só tenho a ganhar, seja pontos ou a qualificação, e nada a perder. Estou tranquilo, e em termos de forma estou muito bem, sem nenhuma lesão. Venho com o meu melhor jogo”, assegura o atleta, em 16.º no ‘ranking’ do seu peso.

Mesmo com o nível a subir a nível mundial, com adversários “mais especializados e consistentes”, este foi “um ano bastante bom”, mesmo que pudesse ser melhor, e encontra-se agora a trabalhar não só para chegar a Tóquio, mas para “melhorar o resultado em Jogos Olímpicos”.

Anúncio

Futebol

Renan e Coates de regresso no Sporting para jogo contra o SC Braga

Taça da Liga

em

Foto: Coates - Twitter

Renan Ribeiro e Sebastián Coates regressaram, esta segunda-feira, ao lote de convocados do Sporting para o jogo das meias-finais da Taça da Liga de futebol com o SC Braga, enquanto Luciano Vietto continua de fora por lesão.

O guarda-redes brasileiro dos ‘leões’ esteve ausente cerca de dois meses devido a lesão, enquanto o central uruguaio não pôde defrontar o Benfica na sexta-feira por acumulação de cartões amarelos.

Principal ‘baixa’ para o jogo com os ‘encarnados’, por se ter lesionado frente ao Vitória de Setúbal, o argentino Luciano Vietto continua entregue aos serviços do departamento médico, razão pela qual se mantém fora da lista de convocados.

Quem voltou a não fazer parte das escolhas de Silas foi o espanhol Jesé Rodriguez, que já tinha sido preterido nos convocados para a partida com o Benfica, a contar para o campeonato.

O Sporting, detentor do troféu, defronta na quarta-feira o SC Braga, no Estádio Municipal de Braga, a partir das 19:45, em jogo da ‘Final Four’ da Taça da Liga.

Lista de convocados:

– Guarda-redes: Luís Maximiano, Renan Ribeiro e Diogo Sousa.

– Defesas: Ristovski, Sebastián Coates, Tiago lori, Luís Neto, Jérémy Mathieu e Christian Borja.

– Médios: Bruno Fernandes, Idrissa Doumbia, Marcos Acuña, Marcus Wendel, Eduardo Henrique e Rodrigo Battaglia.

– Avançados: Raphael Camacho, Luís Phelyppe, Pedro Mendes, Gonzalo Plata e Bolasie.

Continuar a ler

Futebol

Benfica contrata extremo ex-SC Braga

Samuel Pedro

em

Foto: SL Benfica

O extremo Samuel Pedro, que se estreou esta temporada pelos seniores do Boavista, assinou contrato com o Benfica, anunciaram hoje os campeões portugueses de futebol no seu site oficial.

O jovem português, de 18 anos, fez a sua estreia esta temporada na I Liga, na derrota do Boavista frente ao Benfica (4-1), na 13.ª jornada.

Antes de chegar ao Boavista, Samuel Pedro jogou no Beira-Mar, no Gafanha, no SC Braga e no Palmeiras.

Continuar a ler

Futebol

Murilo chamado no SC Braga, Palhinha de fora

Taça da Liga

em

Foto: Arquivo

O treinador do SC Braga, Rúben Amorim, convocou, esta segunda-feira, Murilo para o jogo com o Sporting, da primeira meia-final da final four da Taça da Liga de futebol, mas não pode contar com Palhinha.

O médio está emprestado pelos leões e não pode, por essa razão, ser opção para o desafio entre as duas equipas, tendo o técnico chamado Murilo, numa convocatória de 18 jogadores que deixa de fora também o guardião Tiago Sá.

SC Braga e Sporting defrontam-se a partir das 19:45 de terça-feira, no Estádio Municipal de Braga.

Lista dos 18 convocados:

– Guarda-redes: Matheus e Eduardo.

– Defesas: Esgaio, Bruno Viana, Tormena, Raul Silva, Sequeira, Murilo e David Carmo.

– Médios: Fransérgio, João Novais e André Horta.

– Avançados: Galeno, Ricardo Horta, Paulinho, Trincão, Rui Fonte e Wilson Eduardo.

Continuar a ler

Populares