Um grupo de 17 jovens de uma instituição de Viana do Castelo está a receber apoio escolar através de aulas de tecnologias de informação ministradas pelos alunos de engenharia informática do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).
O coordenador da licenciatura em engenharia informática, Jorge Ribeiro explicou que se trata de “um apoio realizado no âmbito da componente de responsabilidade social do IPVC e da ligação da Escola Superior de Educação (ESTG) à comunidade local de Viana do Castelo e às suas instituições”.
A iniciativa, que começou em novembro passado e se prolonga até julho de 2015, através de sessões semanais de duas horas realizadas na ESTG, abrange 17 jovens da Casa dos Rapazes com idades entre os 15 e os 18 anos, estudantes do 7.º ao 12.º ano de escolaridade.
“Naquelas duas horas fogem à realidade. Têm alguns problemas sociais e de afetos, e enquanto estão ali estão a melhorar as suas competências para encarar o futuro”, sustentou.
A Casa dos Rapazes, em Viana do Castelo, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) que promove o desenvolvimento integral de crianças e jovens em risco de exclusão social.
Acolhe cerca de 56 crianças e jovens nas suas respostas constituídas por lar de infância e juventude, e por apartamentos de autonomia.
Segundo Jorge Ribeiro, as sessões semanais “tem como objetivo permitir aos jovens o acesso, utilização e exploração das tecnologias de Informação no sentido de melhorar o seu conhecimento e ajudá-los nas suas atividades escolares e pessoais”.
Aquele apoio, explicou, “orienta-se pelas metas curriculares definidas pelo Ministério da Educação e do Instituto de Emprego e Formação Profissional – para jovens maiores de 18 anos – para a área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e pretende dotar os jovens com competências que vão desde a simples pesquisa de informação, à pesquisa de emprego”.
“Todas as semanas trazem novas ideias. Ou por que não perceberam bem a matéria na escola, ou porque tem um trabalho de história para fazer e pedem ajuda para pesquisar e escolher a informação mais relevante, como podem traduzir um trabalho para inglês de forma coerente”, exemplificou.
O docente realçou as vantagens deste apoio para a vida escolar dos jovens, “por complementar o conhecimento que adquirem, melhorando o seu estudo e trabalhos escolares”, nomeadamente, “perceber as vantagens e cuidados da utilização da internet e das redes sociais, fazer pesquisas temáticas e recolher informação pertinente, elaborar documentos digitais e apresentações, manusear contas de correio eletrónico, criar ‘sites’ e ‘blogues’, assim como elaborar currículos”.