Seguir o O MINHO

Braga

José Litra eleito presidente da Federação Distrital de Braga da JS

em

Decorreu, no passado sábado, em Braga, o XIII Congresso Distrital da Federação de Braga da Juventude Socialista. Deste congresso resultou a eleição do novo presidente da estrutura e dos seus respetivos órgãos para o biénio de 2015-2017.

A  lista única apresentada a sufrágio, sob o mote ‘Agora, todos! Juntos para (RE)Construir’, encabeçada por José Litra, foi aprovada pela maioria dos delegados ao congresso, com 80% dos votos a favor.

“Iniciamos agora um novo capítulo”, foi assim que José Litra começou o seu discurso de encerramento, apelando aos militantes que “Este é, agora, o tempo de mostrar a força da união e capacidade de trabalho que habita na Federação Distrital de Braga da JS”.

O candidato referiu que estão também agora reunidas as condições para ser dado um passo em frente, concentrando toda a atividade e todas as energias no trabalho político, na formação cívica dos jovens, no fomento à discussão, na formação política, contribuindo, assim, para uma maior emancipação da Federação Distrital de Braga da JS.

“Esta caminhada não termina aqui. Pelo contrário. O pontapé de saída é dado agora, é dado hoje”, disse José Litra, apelando ao forte sentido de mobilização e empenho de todos os militantes, agradecendo a todos os jovens socialistas, que deram corpo a esta candidatura, que tornaram possível esta vitória, e que, no futuro, vão sustentar e implementar o projeto que agora se inicia.

Ao longo de toda a campanha a palavra mais falada, mais debatida e mais vincada foi a palavra união. O tema amplamente evocado foi construção. José Litra diz que chegou agora a hora de deixar para trás as dissidências, que raras vezes são centradas na discussão política, e de avançar na união desta estrutura, assente na base da pluralidade.

“Unir sempre foi o principal desígnio desta candidatura. Unir pela diferença. Queremos unir o melhor do passado, conjugá-lo com o melhor do presente, e projetar o melhor do futuro. Foi com este propósito que nasceu esta candidatura, reunindo uma equipa com militantes de todas as concelhias, com vontade de trabalhar em prol da juventude e com vontade de afirmar a nossa Federação como uma estrutura exemplar da JS”, afirmou.

O candidato promete uma Federação ativa, interventiva e empenhada na luta da defesa dos jovens do distrito, assumindo que o debate será a base de todo este projeto, que desta forma tornará a Federação Distrital de Braga da JS, uma Federação mais coesa, mais robusta e mais pujante.

Decorreu, no passado Sábado, o XIII Congresso Federativo de Braga da Juventude Socialista. Num congresso bastante…

Publicado por Juventude Socialista – Federação Distrital de Braga em Terça-feira, 22 de Dezembro de 2015

José Litra encerrou o XIII Congresso Federativo de Braga da JS, afirmando que o que caracteriza a equipa agora eleita é a irreverência, a força e a vontade de mudar hábitos e mentalidades.

“Será, certamente, com esta vontade de mudar, aliada a uma profunda convicção das nossas ideias e a um inconformismo que nos é próprio, que iremos encontrar as condições e a energia necessárias para, unidos, mostrarmos a força de uma Federação, a força da nossa Federação. Não é possível que nos conformemos, quando as maiores dificuldades que um jovem enfrenta nos dias de hoje, são os seus mais básicos anseios emancipatórios, como o acesso a formação, a um emprego em condições não precárias e o acesso a uma habitação. Não é possível que nos acomodemos, quando vivemos numa Europa que idealizou um dos mais belos projetos políticos e sociais jamais sonhados, para assistirmos á degradação diária do modelo de coesão, justiça e proteção social que construímos com os esforços de várias gerações. Devemos ser capazes de responder às exigências dos atuais desafios, desafiando a audácia, combatendo a inércia e projetando, desta forma, uma verdadeira política de confiança e de efetiva proximidade”, sublinhou José Litra.

Populares