Joana Ramos e Ava Spikman, duas jovens de 21 anos, residentes em Barcelos, estão a organizar a ida de duas (ou até três) carrinhas até à fronteira da Polónia com a Ucrânia, para levar bens humanitários, mas sobretudo para resgatar algumas famílias e animais de estimação, trazendo-as para a “cidade do Galo”.
Em declarações a O MINHO, Joana Ramos, gestora de seguros, explica que, até agora, já conseguiram duas carrinhas (cedidas pelo clube desportivo Os Andorinhas), dois motoristas – de nacionalidade ucraniana que servirão também como tradutores -, uma médica veterinária para apoiar na viagem e o apoio de uma empresa que irá encher o depósito das viaturas para a viagem de ida. “Estamos também a tentar levar connosco duas bombeiras, para dar assistência médica às pessoas”, revelou.
Contudo, são necessários mais apoios financeiros, para suportar o combustível para o regresso e também para pagar as portagens, num custo que, estimam as jovens, deverá ser de cerca de 2.500 euros.
“Para já conseguimos duas carrinhas com nove lugares, mas tudo depende dos donativos, porque é possível levar uma terceira, e é por isso que estamos agora a divulgar a iniciativa”, justifica Joana, que não esconde a preocupação com o momento que se vive.
“Primeiro a pandemia e agora uma guerra. É demasiado para se viver numa adolescência”, lamentou, lembrando, no entanto, que o apoio ao povo ucraniano é fundamental: “Podíamos ser nós. São pessoas que tinham muito e estão a vir sem nada”.
No próximo sábado, há uma recolha de donativos no centro comercial do Terço, em Barcelos, O espaço comercial, onde Joana tem o seu escritório (e Ava um restaurante), cedeu uma das lojas para tratar de toda a logística, desde o que será enviado até às adaptações para os animais, como trelas ou boxes. A ajudar está também a Junta de Tamel S. Veríssimo.
“Vamos levar as carrinhas com os bens, deixar lá nos postos e trazer pessoas e animais”, explica Joana, revelando que já está estabelecido o contacto com uma associação animal da Polónia, que já tem os animais prontos para embarcar nas viaturas minhotas.
Ver esta publicação no Instagram
Em relação às famílias refugiadas, o contacto já foi estabelecido com a Câmara de Barcelos e com a Embaixada da Ucrânia em Lisboa, devendo haver uma resposta concreta até final da semana, sobre quantas pessoas será possível trazer na viagem de regresso.
“Há um senhor em Tamel S. Veríssimo que está disponível para receber duas famílias e vamos ver a resposta da Embaixada para sabermos mais”, salientou Joana, que aponta “domingo à noite ou segunda de manhã” como horário de saída dos veículos humanitários.
Os donativos podem ser entregues até sexta-feira, no restaurante BelPiattoTapas n’Friends, entre as 11:00 e as 15:00 e as 18:30 às 22:00 (Centro Comercial do Terço – Piso 1) ou, no sábado, durante todo o dia, nas lojas 05 e 07 do mesmo centro, no piso 0.
Podem também ser feitos donativos monetários através do IBAN PT50 0018 0003 1370 1784 0204 0 ou do MBWay 919153520.