Seguir o O MINHO

Braga

Hospital de Braga triplica capacidade de testagem e aumenta camas

Covid-19

em

Foto: DR / Arquivo

O Hospital de Braga reforçou a sua capacidade diária de realização de testes de despiste da covid-19, passando de 300 para mil, e aumentou o número de camas da Unidade de Cuidados Intensivos Polivalentes, foi hoje anunciado.


Em resposta escrita a questões colocadas pela Lusa sobre as medidas delineadas para combater a covid-19 nos próximos meses, o Hospital de Braga especifica que a Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente tem atualmente 32 camas, com possibilidade de aumentar até às 45.

Paralelamente, o hospital conta com 120 camas reservadas para o tratamento de doentes com covid-19, que se traduz em quatro alas de internamento exclusivas, “com possibilidade de ativação de mais alas e camas, caso a necessidade assim o justifique”.

O aumento da capacidade do Serviço de Urgência, nomeadamente com a criação de um espaço dedicado a doentes respiratórios, e o reforço de profissionais nas equipas dedicadas ao tratamento de doentes com covid-19 são outras das medidas do módulo outono/inverno do Plano de Contingência da covid-19 do Hospital de Braga.

Hospital de Braga tem 14 doentes internados com covid-19

O plano contempla ainda o reajustamento de circuitos específicos e exclusivos para os doentes covid e a manutenção e promoção das medidas de proteção e segurança nas entradas do edifício hospitalar, como higienização das mãos, distribuição de máscara cirúrgica, medição de temperatura corporal e sensibilização para o distanciamento social.

Em curso está também a sensibilização da comunidade para evitar “visitas desnecessárias” ao hospital e um “trabalho contínuo” com as diferentes forças e instituições locais no sentido de definir estratégias a curto e médio prazo que permitam ajustar a resposta hospitalar à evolução da pandemia.

“É ainda objetivo máximo deste hospital continuar a responder adequadamente às necessidades da população, nomeadamente no tratamento de outras patologias e na manutenção dos níveis da atividade programada, que, após a suspensão em março e abril, devido à pandemia, foi retomada em maio”, sublinha a nota enviada à Lusa.

Diz ainda que a implementação do plano agora anunciado será feita em simultâneo com o habitual Plano de Contingência de saúde sazonal, que é colocado em prática nesta época do ano.

Desde o início da pandemia, o Hospital de Braga já realizou 36.600 testes de despiste, tendo registado 949 resultados positivos e 294 utentes internados.

No dia de hoje, estão internados 14 utentes com covid-19, 12 em enfermaria e dois na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 971.677 mortos e mais de 31,6 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.928 pessoas dos 70.465 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Anúncio

Braga

Carro onde seguia casal de Ponte de Lima arde em Braga

Incêndio rodoviário

em

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Um casal de Ponte de Lima não ganhou para o susto quando o carro onde seguiam começou a arder, na noite desta sexta-feira, em Braga.

Ao que apurámos, o casal seguia na Rua Martins Sarmento, junto à Escola Secundária Carlos Amarante, quando o Peugeot 205 no qual seguiam se incendiou, quando se preparavam para abastecer com gasolina.

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

O homem ainda utilizou um pequeno cobertor para apagar o fogo, mas não teve sucesso.

Para o local, cerca das 22:50, foram mobilizados oito operacionais da Companhia de Bombeiros Sapadores com duas viaturas e uma patrulha da PSP.

Uma ambulância foi destacada mas o homem, que tinha inalado fumo, rejeitou assistência.

Uma equipa dos Sapadores irá proceder à limpeza de via.

A PSP registou a ocorrência.

Continuar a ler

Braga

Movimento cívico quer drones a fiscalizar o rio Este

Poluição

em

Foto: Braga para Todos

O movimento cívico Braga para Todos apelou, esta sexta-feira, à utilização de drones e robôs para fiscalizar as descargas ilegais no rio Este, em Braga, de forma a punir “os atos criminosos”.

Em comunicado, aquele movimento denuncia nova descarga ilegal durante esta sexta-feira, na freguesia de Ferreiros, pedindo “medidas sérias” contra os crimes ambientais.

O movimento dá o exemplo de um robô que identifica origem de descargas no rio Vizela, apelando a que algo similar ocorra em Braga.

No documento deixam algumas críticas à autarquia e demandam urgência em apanhar os culpados, apontando ser “difícil” detetar a origem das descargas.

Pedem drones durante o dia, “nas áreas mais comuns das descargas”, mas pedem também mais inspeções às condutas através de um robô que capte imagens para verificar a proveniência.

Continuar a ler

Braga

Mais 205 casos de covid-19 nos últimos quatro dias no concelho de Braga

Covid-19

em

Foto: O MINHO (arquivo)

O concelho de Braga registou mais 37 casos de infeção por covid-19 em 24 horas e mais 205 desde a passada segunda-feira.

Estes dados, apurados por O MINHO junto de fonte local da saúde, foram atualizados esta sexta-feira.

Em termos acumulados, são 2.460 casos de pessoas infetadas com o novo coronavírus.

Não foi possível apurar o número de casos ativos, bem como o número de pessoas em vigilância ou recuperados, ao longo da semana.

Na semana passada, o concelho registava 1.579 casos de recuperações do SARS CoV-2 desde o início da pandemia.

No último balanço, registavam-se 74 óbitos, número que se mantinha igual desde 16 de junho.

De acordo com os dados de sábado passado, o número de pessoas em isolamento sob vigilância da autoridade de saúde era de 605.

Continuar a ler

Populares