A morte de Diogo Jota e do seu irmão, André Silva, num despiste de automóvel, na madrugada desta quinta-feira, em Espanha, deixou Portugal e o mundo do futebol em choque.
Ao longo da manhã têm sido muitos os clubes, instituições e personalidades a lamentar o sucedido, entre eles o primeiro-ministro, Luís Montenegro, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o capitão da Seleção Nacional, Cristiano Ronaldo.
Aqui ficam as reações à morte do futebolista internacional português, de 28 anos, nas redes sociais:
“Ainda agora estávamos juntos na Seleção”
Cristiano Ronaldo: “Não faz sentido. Ainda agora estávamos juntos na Seleção, ainda agora tinhas casado. À tua família, à tua mulher e aos teus filhos, envio os meus sentimentos e desejo-lhes toda a força do mundo. Sei que estarás sempre com eles. Descansem em Paz, Diogo e André. Vamos todos sentir a vossa falta”.
Luís Montenegro: “A notícia da morte de Diogo Jota, um atleta que muito honrou o nome de Portugal, e do seu irmão é inesperada e trágica. Deixo aos familiares as mais sentidas condolências. É um dia triste para o futebol e para o desporto nacional e internacional”.
Marcelo Rebelo de Sousa: “O Presidente da República lamenta profundamente a morte trágica e prematura do jogador de futebol Diogo Jota e do seu irmão, André Silva.
Diogo Jota, que representou ao mais alto nível o futebol português, onde iniciou a sua carreira nas camadas jovens do Gondomar, a que se seguiu o Paços de Ferreira e o Futebol Clube do Porto. Em Inglaterra, esteve ao serviço do Wolverhampton e, atualmente, no Liverpool onde se destacou internacionalmente.
Pela Seleção Nacional de Futebol, também demonstrou um elevado profissionalismo e dedicação, inserido numa geração que tem levado o futebol português ao mais alto nível.
O Presidente da República apresenta as mais sentidas condolências à sua família, amigos e colegas de profissão, por uma perda que a todos os portugueses consternou”.
“A Federação e todo o Futebol português estão completamente devastados”
Pedro Proença, presidente da FPF: “A Federação Portuguesa de Futebol e todo o Futebol português estão completamente devastados com a morte de Diogo Jota e do seu irmão André Silva, esta madrugada, em Espanha.
Muito mais do que o fantástico jogador, com quase 50 internacionalizações pela Seleção Nacional A, Diogo Jota era uma extraordinária pessoa, respeitado por todos os colegas e adversários, alguém com uma alegria contagiante e referência na própria comunidade.
Em meu nome, e em nome da Federação Portuguesa de Futebol, exprimo as mais sentidas condolências à família e aos amigos de Diogo e de André Silva, assim como ao Liverpool FC e FC Penafiel, os clubes onde, respetivamente, alinhavam os jogadores.
A Federação Portuguesa de Futebol já solicitou à UEFA um minuto de silêncio, esta quinta-feira, antes da partida da nossa Seleção com a Espanha, no Europeu feminino.
Perdemos dois campeões. O desaparecimento de Diogo e de André Silva representam perdas irreparáveis para o Futebol Português e tudo faremos para, diariamente, honrar o seu legado”.
SC Braga: “O SC Braga manifesta o seu profundo pesar pelo trágico falecimento de Diogo Jota e de André Silva.
Neste momento de extrema dor e consternação, o SC Braga endereça as mais sentidas condolências à família, amigos, colegas de equipa, respectivos clubes e a todos aqueles que privaram com os mesmos.
A vossa memória não será esquecida”.
Vitória SC: “O Vitória Sport Clube manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento de Diogo Silva, mais conhecido por Diogo Jota, e do irmão André Silva, na madrugada desta quinta-feira, dia 3 de julho. O internacional português de 28 anos, jogador do Liverpool FC, e o irmão de 25 anos, atleta que representou o FC Penafiel na última temporada, faleceram num trágico acidente de viação em Espanha.
Neste momento de profunda tristeza pelo desaparecimento de Diogo Jota e André Silva, o Vitória Sport Clube presta solidariedade e endereça sentidos pêsames à família, aos amigos e a toda a família do futebol”.
Moreirense: “É com profunda tristeza e pesar que endereçamos as nossas sentidas condolências à família e amigos do Diogo Jota e do seu irmão André Silva. O mundo do futebol, e todos nós, ficámos hoje mais pobres”.
Gil Vicente: “O Gil Vicente Futebol Clube lamenta profundamente o trágico falecimento de Diogo Jota e André Silva.
Neste momento de perda e imensa dor, o Gil Vicente FC envia as mais sentidas condolências aos familiares, amigos e companheiros de balneário, assim como aos clubes que ambos tão bem representavam”.
FC Famalicão: “O Futebol Clube de Famalicão manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento de André Silva, que faleceu esta quinta-feira, aos 25 anos, bem como do irmão Diogo Jota, que tinha 28 anos.
André Silva foi jogador do nosso clube na temporada 2019/2020, período em que representou a nossa equipa sub-23.
À família enlutada, o Futebol Clube de Famalicão apresenta as mais sentidas condolências”.
FC Vizela: “Num momento doloroso para o futebol nacional e internacional, a FC Vizela, Futebol SAD junta-se à consternação geral pelo falecimento de Diogo Jota e André Silva, jogadores profissionais de Liverpool FC e FC Penafiel, no caso do primeiro também da seleção de Portugal. É com profundo pesar que sublinhamos os feitos dos jogadores em questão e enviamos as mais sentidas condolências aos clubes que representavam, a todos os amigos e admiradores, mas essencialmente à família de ambos, que passa por um momento de dor inimaginável”.
Reinaldo Teixeira, presidente da Liga Portugal: “É um dia de luto para o desporto nacional. Perdemos, de forma trágica e inesperada, dois jovens jogadores que, além da qualidade em campo, sempre se distinguiram pelo carácter e pelo exemplo, colaborando muitas vezes com a Liga Portugal. Às famílias, clubes e companheiros de equipa, deixo, em nome de toda a equipa da Liga Portugal, as mais sentidas condolências”.
Liverpool: “O Liverpool está devastado pela trágica morte de Diogo Costa”.
Casa Pia: “O futebol português fica mais pobre. Estamos devastados com a trágica morte de Diogo Jota e do seu irmão André Silva, esta madrugada. O Casa Pia AC apresenta as mais sentidas condolências à família e amigos”.
Farense: “O Sporting Clube Farense manifesta o seu mais profundo pesar pelo trágico falecimento dos futebolistas Diogo Jota, internacional português e jogador do Liverpool FC, e do seu irmão André Silva, atleta do FC Penafiel. Neste momento de profunda dor e consternação, endereçamos à família, amigos, colegas de equipa e respetivos clubes as mais sentidas condolências. Que as suas memórias permaneçam vivas entre todos aqueles que tiveram o privilégio de os conhecer e admirar”
Portimonense: “Hoje, o futebol ficou mais pobre. Até sempre, Diogo Jota e André Silva. Família, amigos e a todo o mundo do futebol, deixamos a nossa mais sentida solidariedade”.
Estoril Praia: “O Estoril Praia expressa a sua profunda tristeza pela perda trágica de Diogo Jota e do seu irmão André Silva. Neste momento de dor, fazemos chegar à família, amigos, Liverpool FC, FC Penafiel e a toda a comunidade futebolística as nossas mais sentidas condolências e solidariedade”.
Arouca: “O Futebol Clube de Arouca manifesta o mais profundo pesar pelos falecimentos do internacional português Diogo Jota e do seu irmão André Silva, jogador do FC Penafiel. As mais sentidas condolências a todos os familiares e amigos, num momento que deixa a família do Futebol de luto”.
AVS: “O AFS apresenta as mais sentidas condolências aos familiares e amigos de Diogo Jota e André Silva. Um dia de luto para o futebol português que fica privado de dois jovens que partem cedo de mais”.
Tondela: “O Clube Desportivo de Tondela vem por este meio manifestar o seu pesar pelo falecimento de Diogo Jota e de André Silva. Neste momento de dor e consternação, o Tondela endereça à família enlutada, aos amigos e aos respetivos clubes, Liverpool FC e FC Penafiel, as mais sentidas condolências”.
Alverca: “A FC Alverca – Futebol, SAD manifesta o seu mais profundo pesar pela trágica perda de Diogo Jota e André Silva. Neste momento de dor, apresentamos as nossas sentidas condolências à família, amigos e a todos os que foram tocados por estas perdas irreparáveis. Que a memória de Diogo Jota e André Silva permaneça viva nos corações de quem os conheceu e admirou”.
Marítimo: “Lamentamos, com profundo pesar, o falecimento de Diogo Jota, internacional português, e do seu irmão André Silva, jogador do FC Penafiel. Neste momento de imensa tristeza, faltam palavras para expressar a dor que abala o mundo do futebol. À Federação Portuguesa de Futebol e ao Futebol Clube Penafiel deixamos uma palavra de solidariedade e muita força”.
Académico de Viseu: “O Académico de Viseu demonstra o seu pesar pela perda do internacional Diogo Jota e do seu irmão, André Silva. Endereçados as mais sentidas condolências à família, amigos, ao FC Penafiel e a todos no Futebol Português”.
Estrela da Amadora: “Mais do que duas carreiras, duas histórias que findam imcompletas. Na sequência da fatídica notícia desta manhã, o CF Estrela da Amadora manifesta a sua nota de pesar pelo falecimento de Diogo Jota e André Silva. Endereçamos os mais sentidos pêsames a toda a família, amigos e associados dos clubes que ambos representaram”.