Guimarães é o concelho do país com mais painéis solares para autoconsumo

3.650 instalações
Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO / Arquivo

O concelho de Guimarães lidera o ‘ranking’ nacional de unidades de produção para autoconsumo (UPAC), segundo dados recentes disponibilizados pela E-Redes, a concessionária da distribuição de eletricidade em Portugal. No total, são 3.650 instalações de painéis solares, conforme foi hoje anunciado.

Em comunicado, a autarquia frisa que embora a região Sul do país apresente maior potencial para a produção de energia solar, é no Norte de Portugal que a adesão ao autoconsumo é maior, sendo Guimarães a cidade líder em termos absolutos.

Domingos Bragança, presidente da Câmara assume que “é com grande satisfação que vemos Guimarães liderar a instalação de UPAC”, porque demonstra o “compromisso de todos os vimaranenses, famílias e empresas, com a transição energética e a sustentabilidade ambiental”.

“Estes números são porventura resultado da aposta que coletivamente temos vindo a fazer, com investimentos em projetos de energias renováveis e medidas de eficiência energética, e que está a dar frutos. Estamos empenhados em continuar a trabalhar neste desígnio, para tornar Guimarães um exemplo a seguir em matéria de sustentabilidade energética e de neutralidade climática”, refere o autarca, citado em comunicado.

A produção própria de eletricidade para abastecer diretamente uma instalação de consumo, seja em ambiente residencial ou empresarial, tem vindo a crescer em todo o país, com um aumento significativo em 2022. A plataforma, lançada pela E-Redes no final do ano passado, disponibiliza dados sobre adesão ao autoconsumo por município, permitindo a identificação de Guimarães como líder neste segmento.

Os dados completos da E-Redes podem ser consultados a partir do seu portal Open Data, que está em atualização contínua.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados