Seguir o O MINHO

País

Google treina “mais de 35.000 portugueses” com competências digitais em 2020

Através do Atelier Digital

em

Foto: DR / Arquivo

A Google formou mais de 35 mil portugueses em 2020, através do Atelier Digital, anunciou hoje a tecnológica, que lançou dois novos cursos ‘online’ gratuitos no mercado português para quem está à procura de trabalho.

Em setembro, a Google Portugal e o Governo assinaram um memorando de entendimento que visa a recuperação económica e a aceleração da transição digital, em que as competências digitais e empregabilidade são as principais áreas previstas no documento.

Entre os compromissos assumidos estava o objetivo de “treinar 32.000 portugueses em competências digitais [até final do ano], ou seja 10.000 mais do que em 2019”, de acordo com o comunicado da altura.

A Google anunciou hoje “que conseguiu alcançar esse número e, entre cursos ‘online’ e ‘webinars’ em parceria com o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, mais de 35.000 portugueses foram treinados em 2020”.

O memorando, que inclui também cursos como o Android Training Program, a pesquisa por empregos no buscador, entre outros, “reforçou o apoio da Google na transição digital de Portugal, com foco em competências digitais, empregabilidade, ‘startups’ e inteligência artificial, e estabelece uma série de programas para desenvolver uma rápida aceleração na adoção tecnológica atualmente em curso e que são prioridades do Governo português”, refere a tecnológica.

A Google lançou “dois novos cursos ‘online’ grátis em Portugal: ‘Inicie um currículo’ e ‘Utilize a Google para obter um novo emprego'”, os quais foram “pensados para quem está à procura de trabalho, independentemente do posto de trabalho que pretende ocupar e respetiva formação”, refere.

No caso do primeiro curso, “os formandos poderão aprender a preencher melhor um currículo, expor de forma mais adequada a experiência profissional de cada um e a certificar-se de que as informações estão indicadas nos locais certos”.

Já na segunda formação, “pretende-se ajudar os formandos nessa busca e será criada e partilhada uma apresentação com sugestões e ideias para ajudar a encontrar um emprego na área de cada um”, refere, acrescentando que “através desse módulo os alunos terão apoio na criação de uma folha de cálculo para monitorização dos seus esforços para encontrar um novo emprego e definição de tarefas, ajuda na pesquisa de empregos ‘online’ e monitorização dos empregos a que se candidata e poderão mesmo praticar técnicas de entrevista com que serão confrontados nas entrevistas com os potenciais empregadores”.

Os cursos estão disponíveis através da g.co/atelierdigitalpt.

O ‘website’ Atelier Digital da Google é o portal focado em ajudar a desenvolver todo o tipo de competências digitais dos portugueses, salienta a Google.

País

Rui Rio pede a Costa para encerrar escolas já na quinta-feira

Covid-19

Foto: DR / Arquivo

O presidente do PSD, Rui Rio, pediu hoje ao primeiro-ministro, António Costa, que encerre as escolas, a partir de quinta-feira, como forma de conter a epidemia de covid-19.

“Faço-lhe um apelo público para que determine o encerramento das escolas” a partir de quinta-feira, escreve Rui Rio, em comunicado, no seguimento das notícias de que Costa “vai repensar, ainda hoje, a questão das aulas presenciais”.

Continuar a ler

País

Suíça volta a colocar viajantes de Portugal em quarentena obrigatória

Covid-19

Foto: DR

Portugal voltou a entrar para a ‘lista de países de risco’ da Suíça, sendo por isso obrigatória a quarentena durante dez dias para quem viaje do nosso pais para aquele território europeu.

O anúncio foi feito hoje pelo Gabinete Federal de Saúde e entrará em vigor a partir de 01 de fevereiro. Mesmo quem tenha teste negativo para apresentar à chegada, será sujeito ao período de dez dias de isolamento obrigatório. O incumprimento vale uma multa de 9.350 euros.

Para além de Portugal, outros países como França e Itália também estão na lista. Em comum, todos estes países, incluíndo Portugal, registam novas infeções acima da média definida pelas autoridades europeias por cada 100 mil habitantes ao longo dos últimas 14 dias e excedem os números da Suíça por mais de 60%.

Continuar a ler

País

Encerramento das escolas decidido “entre hoje e amanhã”, diz Marcelo

Covid-19

Foto: Dr / Arquivo

O Presidente da República anunciou que a decisão de fechar ou manter as escolas abertas pode ser anunciada entre hoje e amanhã, face ao aumente de números da pandemia e à prevalência da variante detetada no Reino Unido.

Em declarações aos jornalistas durante uma visita a escolas, esta quarta-feira, Marcelo Rebelo de Sousa deu conta de “dados relevantes” acerca da “variante britânica e o efeito da disseminação social” nas escolas, pelo que poderá existir uma reavaliação de urgência.

Casos da variante inglesa a “aumentar significativamente” em Portugal. Maioria são no Norte

“Éé uma questão que se vai colocar entre hoje e amanhã”, disse o PR, após questão de um aluno do liceu Pedro Nunes.

Governo vai reunir ainda hoje de urgência com epidemiologistas para avaliação das medidas

Recorde-se que Marta Temido vai reunir esta quarta-feira com epidemiologistas e essa questão estará em cima da mesa. Na quinta-feira, será a vez do Conselho de Ministros reunir para reavaliar essa medida.

Continuar a ler

Populares