Seguir o O MINHO

Aqui Perto

GNR entrega mais de uma tonelada de sardinhas a várias IPSS após apreensão

No Porto de Pesca de Matosinhos

em

Foto: Divulgação / GNR

A GNR entregou, esta segunda-feira, mais de uma tonelada de sardinhas apreendidas a várias IPSS do Norte, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a Unidade de Controlo Costeiro de Matosinhos da GNR explica que o pescado em questão, cerca de 1,35 toneladas, foi doado “a instituições de solidariedade social da região norte”, depois de uma apreensão levada a cabo ao início da manhã desta segunda-feira, no Porto de Pesca de Matosinhos.

Os militares detetaram o referido pescado em dornas no cais, tendo sido de imediato a sardinha apreendida, e elaborado o auto de contraordenação por pesca proibida, punível com coima até 44.890 euros. As sardinhas valiam, no seu total, cerca de 8.500 euros.

A GNR relembra que a captura de sardinha encontra-se interdita em Portugal desde 12 de outubro de 2019.

Explica ainda que este recurso “deve ser explorado de modo a garantir, a longo prazo, a sustentabilidade ambiental, económica e social” dentro de “uma abordagem de precaução, definida com base nos dados científicos disponíveis, procurando-se simultaneamente assegurar os rendimentos da pesca aos seus profissionais”.

O pescado apreendido foi sujeito a verificação higiossanitária.

Populares