Seguir o O MINHO

Alto Minho

Foda à Monção: “Um nome ousado, um sabor autêntico” e, agora, uma das 7 Maravilhas de Portugal

Conheça a receita e a origem do nome deste prato típico.

em

Codeiro à Moda de Monção, também conhecido por "Foda à Monção". Foto: DR

O “Cordeiro à Moda de Monção”, também conhecido por “Foda à Monção”, com “um nome ousado e um sabor autêntico”, como a descreve a autarquia local, foi este domingo eleito uma das “7 Maravilhas de Portugal à Mesa”.

Mesa da “Foda” é uma das “7 Maravilhas de Portugal”

Saiba como se confeciona este prato tradicional:

Para além do cordeiro, a Mesa de Monção, que recebeu a distinção, integra ainda o vinho, a feira e o museu do Alvarinho.

“Foda à Monção”?

A autarquia de Monção, em comunicado enviado por altura da “Feira da Foda”, em Pias, naquele concelho do Alto Minho, onde o prato de cordeiro é rei,  dá a explicação.

“Os habitantes do burgo, que não possuíam rebanhos, dirigiam-se às feiras para comprar o animal. E, como em todas as feiras, havia de tudo, bons e maus. A verdade é que os produtores de gado, quando os levavam para a feira queriam vendê-los pelo melhor preço e, para que parecessem gordos, punham-lhes sal na forragem, o que os obrigava a beber muita água. Na feira, apareciam com uma barriga cheia de água e pesados, parecendo realmente gordos. Os incautos que não sabiam da manha compravam aqueles autênticos “sacos de água” e, quando se apercebiam do logro, exclamavam à boa maneira do Minho: “que grande foda!”.

Populares