Seguir o O MINHO

Futebol

Famalicão arranca época de olhos postos nos lugares europeus

I Liga

em

Foto: DR / Arquivo

O Famalicão inicia a época 2022/23 com a ‘tímida’ ambição de alcançar um lugar na I Liga portuguesa de futebol que lhe permita disputar as competições europeias na próxima temporada.

O presidente da SAD famalicense, Miguel Ribeiro, admitiu, no treino aberto da equipa, que está à espera de uma época tranquila, baseada essencialmente na estabilidade.

“A Europa será sempre uma consequência. Nestas três épocas, em duas delas perdemos a Europa na última jornada. No ano passado, fizemos uma primeira fase fraca e uma segunda fase boa, por isso, será sempre uma consequência dessa estabilidade e da forma como competirmos. Não é algo que nos embriague, que nos tire o foco. Por outro lado, não é algo que nos tire a ambição”, garantiu o dirigente na altura.

Entretanto, até ao momento, o Famalicão, que ao contrário dos últimos anos manteve a estrutura principal do plantel, contratou sete reforços.

André Simões (ex-AEK), Théo Fonseca (ex-Felgueiras), Rui Fonte (ex-Estoril Praia), Álex Millán (ex-Villareal), Owen Beck (Liverpool), Martin Aguirregabiria (ex-Alavés) e Santiago Colombatto (ex-Club Léon) são as ‘caras novas’ que já estão à disposição de Rui Pedro Silva.

O técnico também renovou o contrato e mantém-se no comando da equipa.

No sentido inverso, Simon Banza, que na época passada foi o melhor marcador do Famalicão, com 17 golos, em 33 jogos, rumou ao Sporting de Braga.

O avançado francês estava emprestado pelo Lens aos famalicenses e foi agora vendido aos bracarenses, com um contrato válido por cinco temporadas. Já Charles Pickle, saiu para o Cremonese, emblema recém-promovido à Serie A.

No seio da equipa, o sentimento é de confiança e Ivo Rodrigues, um dos ‘capitães’ da equipa do Famalicão, teve a oportunidade de o transmitir no final da semana passada, na apresentação do plantel aos adeptos.

O jogador não escondeu a motivação que reina no grupo.

“Esperamos que sejam coisas bonitas, coisas importantes, que o clube possa alcançar algo histórico: taças, uma boa classificação, ir à Europa. São coisas que temos falado. Queremos começar a época melhor do que as últimas duas, de forma a conseguirmos estar mais tranquilos”, salientou.

O Famalicão inicia o campeonato no sábado, em casa do Estoril Praia, numa partida que se vai realizar às 18:00.

EM FOCO

Populares