Ex-presidente de Viana é o novo secretário de Estado do Mar

José Maria Costa
Foto: Divulgação / CM Viana do Castelo

O antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa, foi hoje anunciado como novo secretário de Estado do Mar, integrando assim o XXIII Governo Constitucional da República.

Em comunicado enviado a O MINHO, a Federação do PS de Viana do Castelo congratula-se com a nomeação – não só de José Maria Costa mas de outros dois militantes como membros do novo Governo.

“A escolha de Marina Gonçalves como Secretária de Estado da Habitação, de José Maria Costa como Secretário de Estado do Mar e de Jorge Delgado como Secretário de Estado da Mobilidade Urbana, não só garantem uma fortíssima representatividade do Alto Minho no Governo como emprestam uma marca de experiência e qualidade ao executivo”, refere a nota.

De acordo com esta federação distrital, “o PS do Alto Minho reforça a sua confiança em António Costa e mostra-se disponível para contribuir para o desenvolvimento do território, a valorização das pessoas e a boa governação”.

A lista dos novos secretários de Estado foi divulgada esta noite no site da Presidência da República, com a indicação de que Marcelo Rebelo de Sousa a aceitou.

José Maria Costa

Nascido em Moçambique, no ano de 1961, José Maria Costa é formado em Engenheira Química e foi quadro Superior dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo até 1994, altura que que passou a ser adjunto do presidente da Câmara, cargo que ocupou até 1997. No ano seguinte foi eleito vereador, lugar que ocupou até 2009, quando foi eleito presidente da Câmara pela primeira vez. Foi reeleito em 2013 e 2017.

Foi presidente da Assembleia Geral da Rede Portuguesa das Cidades Saudáveis, presidente do Eixo Atlântico, presidente da Conferência das Cidades do Atlântico, presidente RIETE – Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças e presidente da CIM – Comunidade Intermunicipal do Alto Minho.

Marina Gonçalves

Marina Gonçalves, de Caminha, já fazia parte do anterior executivo, onde foi secretária de Estado da Habitação. Eleita pela primeira vez para a Assembleia da República em 2017 pelo distrito de Viana do Castelo, Marina Gonçalves era já uma figura em ascensão na anterior legislatura, depois de ter sido indicada como vice-presidente da bancada parlamentar socialista no hemiciclo.

Jorge Delgado

Quem também está de regresso ao Governo é Jorge Moreno Delgado, natural de Viana, onde nasceu em 1967. Licenciado em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, concluiu mestrado e doutoramento na mesma instituição.

Entre 1990 e 1995 trabalhou em consultoria, para depois exercer como professor adjunto da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, onde chegou a ocupar o cargo da vice-presidência no Conselho Administrativo.

Foi vogal do Conselho de Administração da Metro do Porto SA e presidente não executivo do Conselho de Administração da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto, S.A.

Foi nomeado secretário de Estado das Infraestruturas no XXI Governo, em 2019. Passa a ocupar a secretaria de Estado da Mobilidade Urbana.

15 novidades na lista de 38

De resto, continuam no Governo como secretários de Estado Tiago Antunes, embora agora nos Assuntos Europeus, em vez de ser Adjunto do primeiro-ministro, Francisco André (Negócios Estrangeiros e Cooperação) André Moz Caldas na Presidência do Conselho de Ministros, e Eduardo Pinheiro, que tinha a Mobilidade e fica com o Planeamento.

Vão ser reconduzidos como secretários de Estado Inês Ramires (Administração Pública, depois de ter estado na Educação), Patrícia Gaspar (Proteção Civil), António Mendonça Mendes (Assuntos Fiscais), João Nuno Mendes (Tesouro), João Neves (Economia), Rita Marques (Turismo, Comércio e Serviços), Gabriel Bastos (Segurança Social), Ana Sofia Antunes (Inclusão), António Lacerda Sales (Adjunto e da Saúde) e João Galamba (Ambiente e Energia).

Entre os 23 secretários de Estado que prosseguem no executivo estão ainda Fátima Fonseca (muda da Modernização Administrativa para a Saúde), João Catarina (Conservação da Natureza e Florestas), Jorge Delgado (Mobilidade Urbana), Hugo Mendes (Infraestruturas), Marina Gonçalves (Habitação), Isabel Ferreira (Desenvolvimento Regional), Carlos Miguel (Administração Local e Ordenamento do Território), Rui Martinho (Agricultura) e Teresa Coelho (Pescas), Inês.

Em relação aos novos 15 secretários de Estado, destaque para Paulo Cafofo, ex-presidente da Câmara do Funchal e antigo líder do PS/Madeira, que assume a pasta das Comunidades Portuguesas, e Mário Filipe Campolargo, com a Digitalização e Modernização Administrativa, que estará da direta dependência do primeiro-ministro, António Costa.

Entram para o Governo como secretários de Estado Bernardo Ivo Cruz (Internacionalização), Marco Ferreira (Defesa Nacional), Isabel Oneto (Administração Interna, um regresso), Jorge Costa (Adunto e da Justiça), Pedro Tavares (Justiça), Sofia Batalha (Orçamento), Sara Guerreiro (Igualdade e Migrações), João Paulo Correia (Juventude e Desporto), José Maria Costa (Mar), Isabel Cordeiro (Cultura), Pedro Teixeira (Ensino Superior), António Leite (Educação) e Luís Fontes (Trabalho).

Lista de secretários de Estado

JOSÉ MARIA DA CUNHA COSTA – Secretário de Estado do Mar

JORGE MORENO DELGADO – Secretário de Estado da Mobilidade Urbana

MARINA SOLA GONÇALVES – Secretária de Estado da Habitação

MÁRIO FILIPE CAMPOLARGO – Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa

TIAGO BARRETO CALDEIRA ANTUNES – Secretário de Estado dos Assuntos Europeus

André Moz Caldas – Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros

EDUARDO NUNO RODRIGUES E PINHEIRO – Secretário de Estado do Planeamento

INÊS PACHECO RAMIRES FERREIRA – Secretária de Estado da Administração Pública

FRANCISCO GONÇALO NUNES ANDRÉ – Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação

PAULO ALEXANDRE NASCIMENTO CAFÔFO – Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas

BERNARDO FORJAZ VIEIRA IVO CRUZ – Secretário de Estado da Internacionalização

MARCO ALEXANDRE DA SILVA CAPITÃO COSTA FERREIRA – Secretário de Estado da Defesa Nacional

MARIA ISABEL SOLNADO PORTO ONETO – Secretária de Estado da Administração Interna

PATRÍCIA ALEXANDRA COSTA GASPAR – Secretária de Estado da Proteção Civil

JORGE ALBINO ALVES COSTA – Secretário de Estado Adjunto e da Justiça

PEDRO LUÍS FERRÃO TAVARES – Secretário de Estado da Justiça

SOFIA ALVES DE AGUIAR BATALHA – Secretária de Estado do Orçamento

ANTÓNIO MANUEL VEIGA DOS SANTOS MENDONÇA MENDES – Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais

JOÃO NUNO MARQUES DE CARVALHO MENDES – Secretário de Estado do Tesouro

SARA ABRANTES GUERREIRO – Secretária de Estado da Igualdade e Migrações

JOÃO PAULO MOREIRA CORREIA – Secretário de Estado da Juventude e do Desporto

JOÃO JORGE ARÊDE CORREIA NEVES – Secretário de Estado da Economia

RITA BAPTISTA MARQUES – Secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços

 

ISABEL ALEXANDRA RODRIGUES CORDEIRO – Secretária de Estado da Cultura

PEDRO NUNO DE FREITAS LOPES TEIXEIRA – Secretário de Estado do Ensino Superior

ANTÓNIO DE OLIVEIRA LEITE – Secretário de Estado da Educação

LUÍS MIGUEL DE OLIVEIRA FONTES – Secretário de Estado do Trabalho

GABRIEL GAMEIRO RODRIGUES BASTOS – Secretário de Estado da Segurança Social

ANA SOFIA PEDROSO LOPES ANTUNES – Secretária de Estado da Inclusão

ANTÓNIO LACERDA SALES – Secretário de Estado Adjunto e da Saúde

MARIA DE FÁTIMA DE JESUS FONSECA – Secretária de Estado da Saúde

JOÃO SALDANHA DE AZEVEDO GALAMBA – Secretário de Estado do Ambiente e da Energia

JOÃO PAULO MARÇAL LOPES CATARINO – Secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas

HUGO SANTOS MENDES – Secretário de Estado das Infraestruturas

ISABEL CRISTINA FERNANDES RODRIGUES FERREIRA – Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional

CARLOS MANUEL SOARES MIGUEL – Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território

RUI MANUEL COSTA MARTINHO – Secretário de Estado da Agricultura

TERESA ALEXANDRA MECA VALVERDE GOUVEIA COELHO ESTÊVÃO PEDRO ~ Secretária de Estado das Pescas

A posse de todo o XXIII Governo Constitucional está prevista para quarta-feira, 30 de março, pelas 17h00, no Palácio Nacional da Ajuda, em cerimónia restrita.

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados