Seguir o O MINHO

Braga

Eurodeputado José Manuel Fernandes distinguido pela Igreja Ortodoxa ucraniana

em

O Arcebispo Ilarion, Chefe da Administração dos Assuntos Exteriores da Igreja Ortodoxa Ucraniana do Patriarcado de Kyev, na Ucrânia, vai entregar uma medalha e um diploma a José Manuel Fernandes, enviada pelo Patriarca Filaret, da Igreja Ortodoxa Ucraniana, como reconhecimento do apoio prestado ao país no Parlamento Europeu.

José Manuel Fernandes. Foto: DR/Arquivo

A distinção decorre durante o Jantar Solidário, a favor das crianças órfãs de Guerra do Leste da Ucrânia, no próximo dia 24, sexta-feira, no restaurante pedagógico da Escola Profissional Amar Terra Verde, em Vila Verde, e que é co-organizado pela Associação Centro Social e Cultural Luso-ucraniana, UPE, em associação com o projecto Erasmus +. O repasto destina-se a juntar dinheiro para dar uma prenda de natal a estas crianças.

A Escola Profissional apela, entretanto, aos cidadãos que queiram ajudar, de outra forma, as crianças orfãs, para que entreguem roupa e brinquedos na sua sede em Vila Verde.

Em Braga, a comunidade ucraniana tem em funcionamento um rancho folclórico que canta e dança motivos tradicionais do país.

Anúncio

Braga

Retomadas as buscas por septuagenário desaparecido em Braga

em

Buscas em Penso, Braga. Foto: O MINHO

António Faria, de 74 anos, visto pela última vez ao início da noite de quinta-feira por um motorista dos TUB, em Penso São Vicente, concelho de Braga, continua desaparecido, mobilizando vários meios que prosseguem as buscas desde a madrugada de sexta-feira.

Buscas em Penso, Braga. Foto: O MINHO

Durante a manhã deste sábado, militares do posto territorial de Braga da GNR, em conjunto com elementos da companhia 1.1 do GIPS e dos Bombeiros Voluntários de Braga, efetuaram buscas junto à veiga de Penso, nos arredores a Sul da cidade de Braga, passando pelo rio Leda (afluente do Este) e os montes das freguesias de Lamas.

Buscas em Penso, Braga. Foto: O MINHO

Ao que O MINHO apurou, as buscas estão a ser lideradas pelo sargento-ajudante Marco Mota, comandante do posto territorial de Braga.

Família procura homem desaparecido em Braga

Segundo disse a família ao nosso jornal, o homem, surdo-mudo, residente em Lomar, estará vestido com um casaco e calçado de cor verde. Terá problemas de memória.

Continuar a ler

Braga

Braga vai ter primeiro Bananeiro para as crianças

Na Praça da República

em

Foto: Divulgação / CM Braga

As crianças já podem integrar a tradição do Bananeiro de Braga, com apoio da “Desporto&Saúde Braga” e da autarquia local.

No próximo dia 24 de dezembro, véspera de Natal, o “Bananeiro da Pequenada” decorre na Praça da República, junto à Arcada, dirigido aos mais pequenos.

Os mais graúdos, durante esse dia, podem cumprir a tradição mais antiga do Moscatel e Banana, nas ruas do centro histórico e ao pé da Casa das Bananas, na Rua do Souto.

Quando às crianças, vão poder contar com uma manhã festiva no dia de Bananeiro.

Continuar a ler

Braga

Refugiados da Síria inauguram Presépio Vivo de Priscos, este domingo, em Braga

em

Depois de Jerónimo de Sousa, em 2016, Marcelo Rebelo de Sousa, em 2017, e Rui Rosinha (bombeiro gravemente ferido nos incêndios de Pedrogão Grande), em 2018, o Presépio Vivo de Priscos contará com 14 convidados especiais para a inauguração de 2019.

De acordo com o principal organizador do evento, o padre João Torres, 14 refugiados da guerra da Síria, que habitam em Portugal, vão dar o mote de partida para aquele que já é o maior presépio ao vivo de toda a Europa.

O pároco que é também capelão nas cadeias de Braga e Guimarães, explica que este convite visa “contribuir para a construção de pontes de fraternidade com os povos perseguidos e marginalizados”.

Priscos. Marcelo Rebelo de Sousa em Braga na abertura do maior presépio ao vivo da Europa

Bombeiro que sobreviveu em Pedrógão inaugurou presépio em Braga

O presépio, sediado na freguesia de Priscos, abre portas a 15 de dezembro para a sua décima quarta edição.

Este ano, o número de figurantes volta a passar os 650, prevendo-se cerca de uma centena de cenários diferentes ao longo do recinto, junto à Igreja Paroquial de Priscos.

A data de encerramento é a 12 de janeiro.

A TVI estará presente com o programa “Somos Portugal” no dia 05 de janeiro.

Horários

15 de dezembro: Inauguração às 10:30 até às 12:30
19 de dezembro: 15:00 às 17:00
21 de dezembro: 15:00 às 19:00
22 de dezembro: 15:20 às 18:40
25 de dezembro: 16:00 às 18:30
28 de dezembro: 20:00 às 22:30
29 de dezembro: 15:20 às 18:40
1 de janeiro: 16:00 às 19:00
4 de janeiro: 20:00 às 22:30
5 de janeiro: 14:30 às 20:00 (transmissão em direto no programa da TVI “Somos Portugal”)
11 de janeiro: 20:00 às 22:30
12 de janeiro: 15:20 às 18:40

 

Continuar a ler

Populares