Seguir o O MINHO

Ave

Estátua de Guterres já está em Vizela

É amanhã inaugurada

em

Foto: CM Vizela

A escultura de homenagem ao antigo primeiro-ministro António Guterres já se encontra instalada no jardim Manuel Faria, onde será inaugurada na manhã de domingo, na cerimónia que assinala os 25 anos de Vizela como concelho. A estátua é da autoria de Viana Paredes, artista plástico de Guimarães, tem cerca de dois metros de altura e é feita em bronze.

Como todas as esculturas do também professor, esta promete trazer um pouco de irreverência e contemporaneidade, embora já esteja a ser ‘falada’ nas redes sociais e na imprensa nacional, sendo alvo do diretor da TVI, José Eduardo Moniz, antes do lançamento de uma reportagem sobre a mesma.

Para o jornalista, homenagear um político por “cumprir uma promessa” é uma “perplexidade” e “bizarro”, mas “não deixa de ter graça, um político português ter cumprido uma promessa”.

Foto: CM Vizela

Para a Câmara de Vizela, em comunicado enviado à imprensa, esta é “uma homenagem há muito merecida”.

Já Victor Hugo Salgado, presidente da Câmara, destaca que a estátua “vai ficar a olhar para o centro da cidade”, tratando-se de uma homenagem “justa e sentida pela população de Vizela numa data redonda – 25 anos”.

O autarca salienta ainda que as pessoas “podem tocar e envolver-se” com a estátua.

Foto: CM Vizela

“Em 1993, em Guimarães, António Guterres afirmou aos jornalistas que, se fosse eleito Primeiro Ministro, desbloquearia o concelho de Vizela, e em 1998 cumpriu essa promessa e, por isso, esta homenagem é mais do que justa”, afirma o executivo liderado pelo socialista Victor Hugo Salgado.

O descerramento da escultura está marcada para as 10:30 deste domingo, antes da sessão solene que assinala os 25 anos de elevação a concelho.

Foto: CM Vizela

António Guterres é um político português que atualmente ocupa, desde 2016, o cargo de nono Secretário-Geral das Nações Unidas, sucedendo a Ban Ki-moon. Nasceu em Lisboa em 1949, estudou Engenharia Eletrotécnica e foi eleito para o Parlamento Português em 1976, pelo Partido Socialista. Foi primeiro ministro entre 1995 e 2002, altura em que se demitiu por causa da crise político provocada pela queda da ponte de Entre os Rios.

Sobre o autor da escultura, António Gaspar Viana Paredes é natural de Guimarães, onde nasceu em 1955. Cursou na ESBAP onde concluiu o curso de Pintura e Escultura em 1980. Desde esta data que leciona Artes Visuais no ensino secundário, na Escola Secundária Francisco de Holanda, em Guimarães.

EM FOCO

Populares