Viana do Castelo
Estacionamento gratuito no parque do Campo d’Agonia entre quinta-feira e dia 21 de agosto
Em Viana do Castelo
em

A Câmara de Viana do Castelo avançou esta terça-feira que o estacionamento no parque do Campo d’Agonia será gratuito a partir das 00:00 de quinta-feira até às 05:00 do próximo dia 21 de agosto.
Esta medida, de acordo com a autarquia, servirá para dar facilitar e apoiar o estacionamento de viaturas durante a Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia, que decorrem de 16 a 20 de agosto, em Viana do Castelo.
São cerca de mil lugares de estacionamento que ficam disponíveis de forma gratuita para evitar constrangimentos no trânsito e evitar ocupação abusiva de viaturas na via pública.
É também uma forma de disponibilizar estacionamento aos moradores na zona de Ribeira de Viana.
A Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia tem início pelas 08:30 horas da próxima sexta-feira, com a “Alvorada” a ser assinalada na Praça da República.
As festas terminam no dia 20 de agosto com sessão de fogo-de-artifício no Campo d’Agonia, por volta das 00:00, iniciando-se de seguida um “arraial de dj’s, junto ao Castelo Santiago da Barra.
Leia Também
Rio diz ser preocupante “notória desvalorização” que PS faz do ministro das Finanças
“Braga é capital nacional da mobilidade jovem em Portugal”, diz ministro da Educação
Politécnico de Viana apresenta, em Braga, projeto de monitorização de gás radioativo
PCP avança com resolução pela regionalização incluindo referendo em 2021
PSD quer explicações do ministro das Finanças no parlamento sobre regime das PPP
Iniciativa Liberal defende apoio a candidato presidencial liberal e recatado
Aqui chegado…
...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem O MINHO, jornal estritamente digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O MINHO é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.
Inspirados na filosofia seguida pelo jornal inglês "The Guardian", um dos mais importantes órgãos de comunicação do Mundo, também nós achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler O MINHO, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.
Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar O Minho - e só demora um minuto. Obrigado.
Viana do Castelo
Politécnico de Viana apresenta, em Braga, projeto de monitorização de gás radioativo
Mitigação do risco associado à exposição humana ao gás radão
em

O projeto de I&D RnMonitor, liderado pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), esteve representado pelos investigadores Pedro Martins e Sérgio Lopes na demonstração do piloto tecnológico desenvolvido no referido projeto, no âmbito da 5.ª edição do evento Smart City 360° International Summit, que este ano decorreu no Altice Forum Braga.
A 5.ª edição da cimeira Smart City 360º oferece uma abordagem holística sobre todos os aspetos da ciência e das tecnologias no contexto das Cidades Inteligentes, desafiando as empresas e a academia para a apresentação de protótipos e soluções inovadoras que possam colocar em perspetiva os novos desafios.
O piloto tecnológico em demonstração, intitulado RnMonitor: an IoT-enabled Platform for Radon Risk Management in Public Buildings, consiste numa sonda multi-parâmetro desenvolvida no contexto da Internet das Coisas (IoT) em parceria com o Instituto de Telecomunicações, e numa plataforma web que permite a monitorização online da qualidade do ar interior em edifícios públicos.
O principal objetivo do piloto em demonstração, consiste na mitigação do risco associado à exposição humana ao gás radão, um gás radioativo considerado pela Organização Mundial de Saúde como o segundo fator de risco de cancro de pulmão, logo a seguir ao fumo do tabaco.
O Instituto Politécnico de Viana do Castelo lidera o referido projeto, o qual se encontra na reta final de execução, em parceria com o Instituto de Telecomunicações, Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, as empresas BMViV e Digiheart, e os municípios de Viana do Castelo e Barcelos.
Viana do Castelo
Incêndios: Aprovada revisão do plano de defesa da floresta de Viana do Castelo
Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios
em

A Câmara de Viana do Castelo aprovou hoje, por unanimidade, a revisão do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI) para a próxima década.
O documento, aprovado em reunião extraordinária do executivo municipal da capital do Alto Minho, esteve em discussão pública entre 12 de novembro e segunda-feira, não tendo registado participações.
O documento vai agora ser submetido à apreciação da Assembleia Municipal, que decorrerá no próximo dia 13, entrando em vigor em janeiro de 2020.
O Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios de Viana do Castelo foi elaborado e aprovado, pela primeira vez, em 2006, tendo sido revisto em 2008, encontrando-se em vigor até maio de 2019.
Na proposta hoje aprovada, o executivo sustenta que o plano é “um instrumento operacional de planeamento, programação, organização e execução de um conjunto de ações de prevenção que visa concretizar os objetivos estratégicos de diminuição do impacto dos incêndios florestais, procurando defender melhor a floresta, a vida das pessoas e dos seus bens”.
“No concelho de Viana do Castelo, desde há cerca de três décadas que se reflete na floresta uma conjuntura negativa de fatores que proporcionam uma maior suscetibilidade e vulnerabilidade aos incêndios, com tendências de agravamento, registando-se no ano de 2005 uma das piores tragédias, tanto em número de ocorrências como em área ardida e risco de pessoas e bens”, lê-se no documento.
A proposta de revisão do PMDFCI aprovada refere ainda que, “apesar dos inúmeros esforços de prevenção, nos anos de 2010, 2013 e 2016 registaram-se novos incêndios que atingiram grandes proporções, tendo um deles afetado grande parte da serra de Perre e outro a serra de Arga, tendo ambos colocado em risco várias populações”.
“Existe a perceção de algumas condições estruturais que determinam e favorecem estas ocorrências, das quais se destacam o crescente abandono das atividades agrícolas e florestais, a ausência de implementação de medidas adequadas de ordenamento e gestão dos espaços florestais. Considera-se, portanto, fundamental, conjugar esforços para inverter esta conjuntura”, refere o documento.
O novo plano “visa dar cumprimento ao estipulado na legislação e procura corresponder à evolução entretanto verificada na floresta e às exigências da estratégia de prevenção de incêndios florestais de níveis nacional, distrital e local”.
“O processo de elaboração do PMDFCI teve por base as características específicas do território do concelho no que respeita à sua natureza florestal e rural, urbana e periurbana. Tem como objetivos estratégicos aumentar a resiliência do território aos incêndios florestais, reduzir a incidência dos incêndios, melhorar a eficiência e a eficácia do ataque e da gestão dos incêndios, recuperar e reabilitar os ecossistemas e as comunidades e adotar uma estrutura orgânica, funcional e eficaz”, explica a proposta.
A revisão implicou a “consulta” a diversas entidades, desde juntas de freguesia, conselhos diretivos de baldios, corporações de bombeiros, GNR, PSP, Exército, Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, associações florestais, empresas de celulose, Rede Elétrica Nacional (REN), Infraestruturas de Portugal (IP) e Energias de Portugal.

As ruas do centro de Viana ganham nova vida durante o mês de dezembro com a inauguração da iluminação de Natal.
O evento foi levado a cabo na noite desta quinta-feira, com iluminação de 22 ruas, avenidas e praças da cidade, capital do Alto Minho.
Programação
Os destaques vão para a Praça Natal, que acontece na Praça da República entre 30 de novembro e 06 de janeiro, que conta com um presépio tradicional, um carrossel francês e a Casa do Pai Natal.
Até 13 de dezembro será promovida uma Recolha de Brinquedos para crianças carenciadas no Serviço de Atendimento ao Munícipe (SAM) da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
De 01 a 21 de dezembro, é promovido o Concurso de Montras de Natal no comércio tradicional vianense e, de 1 a 31 de dezembro, realiza-se também o Viana é Natal – Sorteio de Natal, no comércio tradicional.
A 07 de dezembro, às 16:00, a III edição do Bolo Rei Gigante promete encher o Largo de São Domingos.
No que toca à Música e Dança, a Igreja de São Domingos acolhe concertos nos dias 14 e 15 de dezembro, às 21:30, pela Arte Sinfónica – Orquestra ARTEAM e Coro Viana Vocale.
No dia 17 de dezembro, às 21:00, a Igreja da Misericórdia recebe o Concerto de Natal pelo Sexteto de Cordas ARTEAM e Coura Voce.
A 21 de dezembro, pelas 11:00, a Porta Mexia Galvão recebe Sons de Natal, pela Zé Pedro Associação Musical.
Para entrar em 2020 da melhor forma, o Centro Cultural de Viana do Castelo acolhe o Viana Reveillon 2019, com DJs e animação variada.
No primeiro dia do novo ano, a 01 de janeiro, às 17:00, o Teatro Municipal Sá de Miranda recebe o tradicional Concerto de Ano Novo.
Para as crianças, as Oficinas de Natal com os Museus de Viana do Castelo acontecem de 01 a 31 de dezembro (exceto dias 24 e 31), das 11:00 às 16:00, nos Antigos Paços do Concelho.
Os “Sábados com História”, da Biblioteca Municipal, terão “Um conto de Natal” nos dias 07, 14 e 21 de dezembro, às 10:30 e às 15:00 (dia 21, apenas sessão às 10:30).
De 17 a 20 de dezembro, a Biblioteca recebe a Hora do Conto de Natal, com dramatização e encenação de um conto natalício para crianças, sempre às 10:00, num momento de participação gratuita, mas inscrição obrigatória.
O Pai Natal chega a Viana do Castelo a 21 de dezembro, às 15:00, na Porta Mexia Galvão, num momento que contará com dramatização de história, desfile do Pai Natal e distribuição de prendas aos mais novos.
No dia 22 de dezembro, às 16:00, o Centro Cultural acolhe o espetáculo “As Aulas da Sónia”.
A programação de mostras e feiras inclui o Mercadinho de Natal, no Largo das Neves, de 13 a 15 de dezembro; a Feira de Artesanato e Manualidades no Jardim Público vianense, a 14 de dezembro, das 10:00 às 18:00; e o Feirão do Mel e das Rabanadas, às 15:00 de 14 de dezembro, na Praça da República, numa iniciativa do Grupo Etnográfico de Areosa e Grupo Danças e Cantares de Perre.
As Exposições disponíveis incluem “Natividade – Presépios Historiados”, no Museu de Artes Decorativas, de 01 de dezembro a 12 de janeiro, e “Natividade – 1.ª edição de Presépios de Artesanato de Viana”, no Museu do Traje, de 01 de dezembro a 12 de janeiro.
Os “Sentidos de Viana” têm também atividades desportivas, destacando-se a 7.ª Corrida S. Silvestre EDP Viana do Castelo, de 10 quilómetros, que invade a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra às 17:30 de 21 de dezembro.
EM FOCO
ÚLTIMAS
- MAI afirma que plano plurianual de admissões vai colmatar saídas na PSP e GNR
- Academia do Minho declara “estado de emergência 2.0” nos Serviços de Ação Social
- Rio diz ser preocupante “notória desvalorização” que PS faz do ministro das Finanças
- Área Metropolitana do Porto aprova entendimento entre Santo Tirso e Trofa com Famalicão
- Benfica segura liderança da I Liga com goleada no terreno do Boavista
Vamos Ajudar?
Reportagens da Semana


Presépio particular com mais de duas mil figuras é atração natalícia em Vila Verde
Quintal da Elisa é um mega-presépio


Em Braga, o Natal é para todos, sobretudo para as famílias
"Braga é Natal"


Simulador quer ajudar a diminuir atropelamentos em Braga e Guimarães
Chancela do Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho
Populares
- BragaHá 1 dia
Despista viatura em Braga, tranca portas e sai do local antes de chegar auxílio
- BarcelosHá 2 dias
Mãe em desespero procura jovem desaparecido em Barcelos desde domingo
- BragaHá 2 dias
Um em cada seis colaboradores apresenta diagnóstico psiquiátrico
- FamalicãoHá 2 dias
Menino de onze anos atropelado em Famalicão