Alto Minho
Entrevista: Renovações e complicações na “melhor edição de sempre” do Paredes de Coura
Estão previstos 26 mil festivaleiros, por dia, na 27.ª edição do Vodafone Paredes de Coura
em

A 27.ª edição do festival Paredes de Coura é já a “melhor de sempre”, segundo o diretor do evento, João Carvalho (terceiro, na imagem), mas isso não afastou as “renovações” constantes, nem os obstáculos para fechar o cartaz num ano “complicado”.
O responsável explicou que, desde 2011, os bilhetes “vendem em maior número e cada vez com mais antecedência”, tratando-se de um festival que “não para de crescer”, mas que agora “atingiu o seu limite”, graças ao aumento de mil bilhetes por dia, estando previstas 26 mil pessoas em cada dia, de 14 a 17 de agosto, na Praia Fluvial do Tabuão.
“Aumentámos apenas mil bilhetes, mas criando infraestruturas para que essas pessoas tenham comodidade sem notarem diferenças em relação ao ano passado. É indiscutivelmente a melhor edição de sempre, porque o festival não para de crescer e agora atingiu o seu limite. Para o ano não direi que é a melhor de sempre, mas posso dizer que é a edição que está a vender antecipadamente mais”, indicou, em declarações à Lusa.
Afirmou ainda que a organização não quer arriscar “a vender mais que a capacidade” para que não se “perca qualidade de vida”, daí a preocupação constante com a melhoria de infraestruturas, “mesmo aquelas que roçam a perfeição”, recorrendo a estudos no terreno para ouvir a opinião dos festivaleiros.
“O nível de satisfação tem tido um média de 9,5. O bom senso diria para deixar estar como está, mas nós renovámos. Este ano criámos mais zonas de descanso, aumentámos o campismo 20%, não para pôr mais gente, mas para criar mais condições. Todos os campos têm acesso de emergência, há mais bombeiros, sensibilizadores ambientais e maior recolha e separação de lixo. Há reforço de som, ecrãs maiores nas laterais e um novo e também um ‘lifting’ do terreno.”, enumerou.
A preocupação é colocar “o público primeiro”, estando já esgotados os passes gerais, que representam 90% da bilheteira, enquanto os restantes 10% são bilhetes diários, entre os quais os dias 14 e 15 estão “quase esgotados”, o que é uma prova do “sucesso do festival e do incrível cartaz deste ano”.
“Num ano tão complicado para fechar o cartaz, o Paredes de Coura apresenta um dos melhores da Europa. Foi complicado para todos os festivais, porque há cada vez menos cabeças de cartaz e os festivais apostam na diversidade musical. Veja-se os outros festivais em Portugal e na Europa que ficaram aquém das vendas. Se pegarmos nos festivais de Verão, chegamos à conclusão que as vendas são inferiores”, afirmou.
Segundo João Carvalho, as vendas provam que este é “o melhor cartaz de sempre” de um festival que ainda tem “o mérito” de decorrer “numa terra de nove mil pessoas, que sofre as consequências das terras do interior do país”, e que recebe um dos “bons festivais da Europa, com um cartaz maravilhoso, sem qualquer festival vizinho”.
“É fácil programar havendo um cartaz de um bom festival em Espanha ou França, nós fazemo-lo isoladamente. Com a contrariedade ainda de os grandes festivais no mesmo fim de semana estarem do outro lado da Europa. Começámos a programar o sábado, é o dia mais difícil, porque as bandas estão nos outros festivais do outro lado da Europa. Quando conseguimos um cartaz como o deste ano, temos de estar orgulhosos”, sublinhou.
Ainda sobre as atuações previstas, João Carvalho destacou nomes emergentes como Boy Pablo, Flohio ou Julia Jacklin, sem esquecer os “grandes” como Suede e Patti Smith, “numa altura em que quase se adivinha que poucos mais concertos [a cantautora] dará”, nomeando também os New Order como “um sonho para qualquer festival” e ainda os The National, Spiritualized, Deerhunter e Connan Mockasin.
A preocupação ambiental garantiu ser “de sempre, para sempre”, havendo um “esforço durante todo o ano” para manter inalterado o cenário natural da Praia Fluvial do Tabuão.
“É um espaço que atualmente não tem pó, tem uma relva maravilhosa, fica mais bonita de ano para ano, temos este ano mais gente a trabalhar no ambiente do que alguma vez tivemos. Aumentamos a reciclagem, temos o copo reciclável, há gente a trabalhar na separação do lixo e limpeza do espaço. Vamos ter atualizadores ambientais no recinto, como em todo o campismo, estamos a falar de 20 hectares de campismo que se quer limpo e arranjado”, vincou.
Leia Também
Guimarães recorda D. Afonso Henriques no 834.º aniversário da sua morte
“Mais importante biblioteca particular sobre Braga” passa a estar disponível ao público
Tribunal confirma que Barcelos nada deve pelo concerto de Júlio Iglésias em 2004
Faith No More vão atuar no festival Alive em julho de 2020
Paredes de Coura ensina a “valorizar e respeitar” as diferenças
Comissão apela à criação de Museu António Variações em 2020
Aqui chegado…
...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem O MINHO, jornal estritamente digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O MINHO é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.
Inspirados na filosofia seguida pelo jornal inglês "The Guardian", um dos mais importantes órgãos de comunicação do Mundo, também nós achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler O MINHO, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.
Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar O Minho - e só demora um minuto. Obrigado.
Viana do Castelo
Colisão seguida de despiste contra árvore condiciona EN13, em Viana
Uma vítima transportada para o hospital de Viana
em

Uma colisão entre duas viaturas, seguida de um despiste contra uma árvore, condicionou o trânsito na Estrada Nacional (EN) 13, em Afife, Viana do Castelo, disse a O MINHO fonte dos bombeiros.
O alerta foi dado cerca das 08:30 horas da manhã desta quinta-feira, mobilizando ambulância e vários meios da GNR.
Do acidente resultou uma vítima, um homem, cuja idade não foi possível apurar.
No local estiveram os Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo, efetuando transporte da vítima para o Hospital de Viana, com ferimentos considerados “ligeiros”.
Dado o grande aparato que o acidente provocou naquela estrada nacional, foram acionados vários meios da GNR para controlar o trânsito, que chegou a estar cortado naquela via.
Ponte de Lima
Morreu Carlos Anjos, colecionador de mais de 30 mil brinquedos em Ponte de Lima
Impulsionador do Museu do Brinquedo Português
em

Carlos Anjos, antigo proprietário de um espólio com cerca de 30 mil brinquedos de fabrico português, residente em Ponte de Lima, morreu esta quarta-feira, anunciou fonte próxima da família.
Era conhecido por percorrer o país em busca de brinquedos antigos, algo que, segundo o próprio, se tornou um vício. Terá começado pelo colecionismo de apitos de barro, passando depois para peças em madeira.
Deixou, recentemente, todo o seu espólio ao Museu do Brinquedo Português, situado na vila limiana, depois de estabelecer um protocolo com a autarquia local e com a Associação Concelhia das Feiras Novas.
Natural de Chaves, onde viveu até aos cinco anos, morou ainda em Angola, no Porto, até se instalar em Ponte de Lima. Exercia a profissão de oficial de justiça.
Em entrevista dada à RTP, em dezembro de 2018, o colecionador explica que o primeiro brinquedo que colecionou foi um carro de bombeiros, datado de 1940, que encontrou “num caixote do lixo de um fabricante de brinquedos”.
Em 2009, recebeu um convite da Câmara de Ponte de Lima, já depois de ter participado em várias feiras e mercados com os brinquedos repetidos que possuía.
“Perguntou-me se estava interessado em abrir um museu em Ponte de Lima e eu disse-lhe para vir ter comigo, assim falávamos e ele conhecia os meus brinquedos”, contou à RTP.
O museu foi inaugurado a 08 de junho de 2012.
O corpo de Carlos Anjos encontra-se em câmara ardente na Igreja da Misericórdia, em Ponte de Lima, indo a sepultar no cemitério municipal, esta quinta-feira, a partir das 15:00 horas.

O Natal em Cerveira tem diversas atividades, entre as quais passeios de camelo e queda de neve artificial, anunciou a autarquia.
São três camelos disponíveis para um passeio, curto, mas “repleto de emoções”, segundo nota da Câmara da Cerveira.
Os animais servem, depois, para encenar “A adoração dos três reis magos”, que se realiza já neste domingo.
Com as atividades espalhadas pelo Terreiro e pelo Castelo, o evento “Na’Tal Cerveira” decorre durante três dias, de 06 a 08 de dezembro, com a presença de 30 animadores que representam 17 quadros vivos e cinco encenações bíblicas.
Há, também, três espetáculos, quatro circos de rua, quatro atleliers dedicados à moagem de cereais e lavagem de lã, para além de um mercado, com 20 vendedores, com produtos alusivos à quadra natalícia e às vivências na aldeia.
No Terreiro, estarão instalados três carroceis tradicionais de madeira que permitem “uma viagem à infância”.
E não poderá faltar o Pai Natal, com direito a uma casa onde irá receber os visitantes.
A abertura do mercado e do presépio vivo decorre nesta sexta-feira, às 17:00, encerrando às 20:00. No sábado, o recinto está aberto entre as 10:00 e as 20:00. No domingo, abre às 10:00 e fecha às 18:00.
As atividades são gratuitas mas estão sujeitas a horários de funcionamento específicos.
EM FOCO
ÚLTIMAS
- FC Porto a um ponto das meias, Benfica e Sporting em ‘mãos’ alheias
- Tomás Esteves é o defesa mais jovem a estrear-se no FC Porto em 94 anos
- Aos 17, Tomás Esteves estreou-se na equipa principal do FC Porto: “Realizei um sonho”
- Rampa da Falperra, em Braga, recebe Hill Climb Masters 2020
- SC Braga demarca-se de falhas de segurança no jogo com Wolverhampton
Vamos Ajudar?
Reportagens da Semana


Em Braga, o Natal é para todos, sobretudo para as famílias
"Braga é Natal"


Simulador quer ajudar a diminuir atropelamentos em Braga e Guimarães
Chancela do Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho


Bonna, a pastelaria de Braga que é a Disneylândia dos celíacos
Certificada pela Associação Portuguesa de Celíacos
Populares
- BragaHá 2 dias
GNR vai fiscalizar estacionamentos em passadeiras e passeios em Braga
- BragaHá 1 dia
Mulher da Póvoa de Lanhoso procura irmão desaparecido em Lisboa
- BarcelosHá 13 horas
Mãe em desespero procura jovem desaparecido em Barcelos desde domingo
- BragaHá 2 dias
Já morreram 34 pessoas nas estradas de Braga em 2019