Empresas e associações de Viana deram quase 500 prendas de Natal a crianças carenciadas

Foto: CM Viana do Castelo

A iniciativa “Viana + Presente(s)” voltou a unir as empresas, associações e clubes de Viana do Castelo e angariou 496 presentes de Natal que foram entregues a crianças de famílias carenciadas de todas as freguesias do concelho.

As crianças foram previamente identificadas pelas equipas da Coesão Social da autarquia e, ao longo de duas semanas, a iniciativa “Viana + Presente(s)” desafiou toda a comunidade a tornar a época natalícia de meio milhar de crianças mais feliz, numa iniciativa da Câmara Municipal de Viana do Castelo e dos Serviços Sociais dos Trabalhadores Municipais de Viana do Castelo que aconteceu pelo sexto ano consecutivo.

“Depois de todos os presentes terem sido recolhidos, as equipas sociais distribuíram as prendas pelas crianças e jovens identificadas, ajudando a que o Natal fosse mais alegre e completo”, explica a Câmara.

Para a Grande Opção do Plano Coesão Social e Juventude está definido um investimento superior a 2,4 milhões de euros (2,7%). “Uma das prioridades passa pela elaboração de um novo Plano e Integração de Migrantes, a ser já desenvolvido e apresentado em 2024”, refere, em comunicado.

A Câmara avança que no novo ano, será reforçado o espaço de atuação da Rede Social de Viana do Castelo, através dos parceiros do Conselho Local de Ação Social, garantindo investimento nos equipamentos das IPSS e mantendo o programa “Mais Família”, que será constituído por um conjunto de ações e medidas de apoio, nomeadamente com o aumento de vagas nas creches.

“O ano de 2023 foi de grandes mudanças no âmbito do funcionamento da Ação Social no Município, já que a autarquia assumiu novas responsabilidades até então tuteladas pela Segurança Social. Com a transferência de competências, o Atendimento e Acompanhamento Social, o Rendimento Social de Inserção, a coordenação do Núcleo Local de Inserção, entre outras competências, passou a ser da total responsabilidade do Município. Os recursos humanos dedicados aumentaram consideravelmente e a equipa da coesão social está, neste momento, reforçada e em pleno funcionamento”, conclui.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Jovem de 19 anos apanhada com heroína e cocaína em Famalicão

Próximo Artigo

Benfica desfalcado para a receção ao Famalicão

Artigos Relacionados
x