País
Diabéticos pedem alargamento do acesso gratuito a bombas de insulina para maiores de 18 anos
Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal apoia a petição
O grupo ‘DiabéT1cos’, um grupo de apoio a pessoas com diabetes a funcionar a partir do Facebook, está a organizar a petição pública ‘Diabetes – Alargamento do acesso gratuito a dispositivos de PSCI (bombas de insulina) para maiores de 18 anos’, que conta com o apoio público da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP).
A petição tem como objetivo “pedir a intervenção da Assembleia da República para que se avance com legislação tendo em vista o alargamento da comparticipação de bombas de insulina para todos os diabéticos que sejam recomendados pelas equipas médicas e que estejam aptos a utilizar o dispositivo”, refere o grupo em comunicado.
Esta iniciativa pretende também pedir a comparticipação de diferentes marcas de bombas de insulina, de modo a permitir um melhor ajuste do dispositivo médico ao paciente.
Em Portugal, recorde-se, o atual esquema de comparticipação de bombas de insulina apenas abrange crianças e jovens até aos 18 anos.
A petição recebeu o apoio da APDP, uma das instituições mais antigas do mundo a prestar apoio médico a pessoas com diabetes.
Segundo o grupo ‘DiabéT1cos, as bombas de insulina permitem um melhor controlo da diabetes e uma maior flexibilidade na vida de um utente com diabetes.
-
PaísHá 2 dias
Euromilhões: Prémio de 281 mil euros saiu em Portugal
-
BragaHá 1 dia
Casas em frente ao escadório do Bom Jesus de Braga à venda por 62 bitcoins
-
GuimarãesHá 16 horas
Hummer estacionado atrai curiosos em Guimarães
-
AveHá 18 horas
Mulher atira-se ao rio para escapar a ataque no parque de Famalicão