Seguir o O MINHO

Guimarães

Feira Afonsina de Guimarães mais cultural e mais histórica

Ponto alto será a visita do Presidente da República

em

Foto: CM Guimarães

O Município de Guimarães vai realizar este ano a “Afonsina 2019”, um programa de dois fins-de-semana, com a 1ª edição das Jornadas Históricas a 15 de junho e a “Feira Afonsina” de 21 a 24 de junho.

Este ano, o evento sofre algumas alterações com o objetivo de o tornar mais cultural e histórico retratando com maior exatidão os tempos antigos.

“Ao longo destas edições da Feira Afonsina nunca houve uma igual à anterior, temos tentado fazer sempre alterações para melhor. Este é um evento lúdico, mas também queremos passar a mensagem às pessoas como era a vida na idade média, com um cunho cultural e histórico”, salientou a vice-presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Adelina Pinto.

Uma das novidades é a realização das Jornadas Históricas, no dia 15 de junho, em colaboração com o historiador Amaro das Neves, a Sociedade Martins Sarmento, a Casa de Sarmento e Paço dos Duques que reunirá as universidades e também a participação de jovens investigadores.

As Jornadas incidirão sobre a temática da Feira Afonsina de 2019 – Egas Moniz, o Aio, onde serão apresentados trabalhos sobre a figura de Egas Moniz e a sua contribuição para a história e simbologia da Fundação da Nacionalidade.

O último dia da Feira Afonsina está associado, ainda, às comemorações do Dia Um de Portugal, com a realização das Cerimónias do 24 de junho, que contará com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Sob o tema “Egas Moniz – o Aio”, a edição deste ano da Feira Afonsina contempla os espetáculos “A Lenda de Egas Moniz”, a serem exibidos nos dias 21, 22 e 23 de junho, sempre às 22:00, no Campo de S. Mamede.

O programa apresenta várias atividades para o público, com a recriação da Aldeia como epicentro do comércio, com o povo a fazer negócios e vender o seu produto na Praça, na encosta do Castelo de Guimarães.

Populares