Seguir o O MINHO

Braga

Deputados fazem ‘speed dating’ com eleitores em Braga

Festival Política inclui debates, projeção de filmes e encontros rápidos, cara a cara, entre participantes e políticos. Tem como objetivo “envolver toda a sociedade civil e fomentar o espírito político português”

em

Foto: Ilustrativa / DR

Speed dating. Um encontro cara-a-cara. Durante cinco minutos, eleitos e eleitores conversam individualmente, trocando ideias e apresentando questões e contributos. É uma das propostas do Festival Política, criado em 2017, e que regressa este ano, crescendo para Braga e Évora, além de Lisboa, onde tiveram lugar as anteriores edições.

Em ano de eleições, de acordo com a organização, o festival procura chegar a um maior número de participantes, promovendo uma maior consciência política e social, sobretudo nas gerações mais novas.

A cidade de Braga inicia o evento no Dia da Europa, recebendo o festival de 09 a 11 de maio, no gnration.

Em Lisboa, o Política terá lugar no Cinema São Jorge, de 25 a 28 de abril, um mês antes das eleições europeias. Numa altura de pós-eleições, o festival vai até ao Alentejo, à cidade de Évora (30 de maio a 01 de junho, no Teatro Garcia Resende).

Todos os anos, o Política aborda um tema diferente, mas sempre ligado à atualidade.  Em 2019 centra-se na “Europa”, depois de “Abstenção” e “Direitos Humanos” terem estado em foco nas edições passadas.

O evento, aberto ao público em geral, de forma totalmente gratuita, irá abordar temas como as eleições europeias, o populismo e a pressão migratória que estão a criar divisões no espaço da União Europeia, o Brexit e as fake news.

Foto: Divulgação

Citado numa nota enviada a O MINHO, Rui Oliveira Marques, cofundador do projeto, afirma que “nas últimas europeias a taxa de abstenção chegou aos 66,2 por cento em Portugal e é um dos valores que temos de combater. A um mês das eleições europeias, o Festival Política vai ser uma montra e um laboratório do poder da cidadania na reformulação da identidade europeia, contribuindo para tornar inteligível o próximo caminho da UE num mundo inegavelmente multicultural e interdependente.”

Cinema, debates, talks, performances, exposições, concertos e atividades para crianças são outras propostas da programação deste ano.

Três destaques de programação para Braga

Espetáculo de humor “Isto Só Neste País”, de Hugo van der Ding

O humorista Hugo van der Ding promete fazer uma viagem pelos preconceitos europeus com o seu mais recente espetáculo. (10 de maio, no gnration)

Filme “The Trial: The state of Russia vs Oleg Sentsov”

Oleg Sentsov é um realizador de cinema ucraniano, detido em 2014 na Crimeia e condenado a 20 anos de prisão, acusado de planear atos terroristas contra o domínio russo na Crimeia. A Amnistia Internacional descreveu o processo judicial como um “julgamento injusto perante um tribunal militar”. Em 12 de dezembro de 2018, Oleg Sentsov recebeu do Parlamento Europeu o Prémio Sakharov para a Liberdade de pensamento, em reconhecimento e solidariedade para com a sua luta. (9 de maio, no gnration)

Um speed dating (cara-a-cara) com deputados

Trata-se de um encontro entre os cidadãos e deputados representantes dos grupos parlamentares com assento na Assembleia da República. Durante cinco minutos, os participantes conversam individualmente com os deputados, apresentando questões e contributos. (10 de maio, no gnration).

A programação do festival é da responsabilidade da Associação Isonomia, com produção da Produtores Associados. O evento conta com o apoio da Câmara Municipal de Braga, gnration, EGEAC, Câmara Municipal de Évora, Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade, Instituto Português do Desporto e Juventude, Comissão Nacional de Eleições, Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal e Representação da Comissão Europeia em Portugal.

Anúncio

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem O MINHO, jornal estritamente digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O MINHO é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Inspirados na filosofia seguida pelo jornal inglês "The Guardian", um dos mais importantes órgãos de comunicação do Mundo, também nós achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler O MINHO, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar O Minho - e só demora um minuto. Obrigado.

Braga

Pena suspensa para avô que abusou de neta em Braga

Idoso mostrou arrependimento

em

Foto: Ilustrativa / DR

Um homem de 80 anos foi condenado, pelo Tribunal de Braga, a quatro anos e quatro meses de cadeia, com pena suspensa, por ter abusado sexualmente da neta, quando esta tinha oito anos de idade. De acordo com o Jornal de Notícias, os factos ocorreram há oito anos, quando avô e neta viviam na mesma residência.

A menina terá denunciado o avô paterno, que, em tribunal, mostrou arrependimento, confessando tê-la sentado no colo, tentando beijá-la e colocando-lhe a mão na zona genital e noutras partes do corpo.

A criança vivia na mesma casa que o avô, na altura com 72 anos, em Braga, após divórcio do pai.

Para além da pena suspensa, o culpado terá ainda de indemnizar a família em 2.500 euros

Continuar a ler

Braga

Carolina Costa regressa de Nova Iorque com medalha de prata

Bailarina de Braga, de apenas 12 anos, já tinha conquistado três medalhas de ouro nos EUA, logo no início do ano

em

A bracarense Carolina Costa conquistou uma medalha de prata nas finais do prestigiado Youth America Grand Prix (YAGP), que decorreu em Nova Iorque, entre 12 e 19 de abril. Foi na categoria de Ensemble, com a coreografia “Rythm of the Mountains”, Fatima Mekulova.

Foto: Facebook de Carolina Costa

A jovem bailarina regressou aos Estados Unidos, depois de, no início do ano, ali ter conquistado três medalhas de ouro, nas três provas em que participou, no concurso Ballet Beyond Borders, no estado de Montana.

[/video]

Vídeo: Facebook de Carolina Costa

Na cidade que nunca dorme, Carolina ficou ainda entre os seis primeiros, em Pas de Deux Clássico, com Francisco Gomes (no vídeo), e entre os 12 melhores, também em Ensemble.

No Facebook, a prodigiosa bailarina mostrou-se feliz com os resultados individuais e coletivos.

“É para mim um orgulho enorme ter representado o Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sanchez que foi mais uma vez a escola mais premiada de toda a competição”, escreveu.

Carolina Costa, que já por duas vezes recebeu votos de louvor da Assembleia da República pelas suas prestações internacionais, irá participar na Dance World Cup, que este ano se realiza no Altice FORUM, em Braga, de 28 de junho a 06 de julho, numa competição que junta cerca de 6.500 bailarinos de todo o mundo (um total de 15 mil pessoas, contando com as comitivas).

YAGP comemora, este ano, o seu 20.º aniversário. Segundo informação consultada por O MINHO no seu site na Internet, ao longo destas duas décadas aquela organização já juntou mais de 100 mil bailarinos, com idades entre os nove e os 19 anos, e atribuiu mais de quatro milhões de dólares (3,56 milhões de euros, ao câmbio de hoje) em bolsas para as maiores escolas de dança do mundo.

Continuar a ler

Braga

Rui Veloso dá concerto solidário em Braga

O pai do rock português

em

Foto: DR

Rui Veloso vai atuar no próximo dia 09 de maio num concerto solidário que se realizará no Altice Forum Braga. Os bilhetes para o concerto têm um preço simbólico de 2 euros que irão reverter integralmente a favor de uma instituição de solidariedade social que será divulgada em breve.

O concerto é uma iniciativa no âmbito das comemorações oficiais do Dia da Europa, com produção da InvestBraga, que este ano se realizam em Braga e vão contar com a presença de diversas individualidades, como é o caso do Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas.

Os bilhetes para o concerto estarão disponíveis a partir desta terça-feira nas bilheteiras do Altice Forum Braga e nos locais habituais, sendo que a compra é limitada a um máximo de quatro bilhetes por pessoa.

Esta será a estreia de Rui Veloso no novo Altice Forum Braga. Apelidado por muitos como o “Pai do Rock Português”, Rui Veloso é um dos músicos mais influentes da música portuguesa, com sucessos que atravessam diversas gerações.

Continuar a ler

Populares