Seguir o O MINHO

Ave

Deputado do PSD reuniu com presidente da Câmara de Famalicão

Política

em

Foto: DR

Jorge Paulo Oliveira, deputado à Assembleia da República, foi recebido hoje ao final da tarde pelo presidente da Câmara de Famalicão, Mário Passos, num encontro que serviu para apresentar cumprimentos ao autarca e abordar questões relacionadas com a atividade camarária.

O deputado abordou com Mário Passos diversos assuntos envolvendo a autarquia e o Estado, entre eles a construção da variante à EN 14, um novo nó de acesso na A7 (Vila do Conde-Famalicão), na zona de Fradelos e Balasar, as obras projetadas para a N206 e a construção de uma ponte alternativa à Ponte da Lagoncinha.

O primeiro dos investimentos implica a construção de uma nova ponte sobre o rio Ave, cujo projeto dispõe de Declaração de Impacte Ambiental desde 28 de fevereiro de 2020, mas que “teima em não sair no papel”.

Entretanto este investimento cuja conclusão chegou a ser anunciada para os finais de 2019, foi inscrito no Plano de Recuperação e Resiliência. Ainda no domínio das infraestruturas, referência para o anúncio por parte do Governo da sua intenção de ligar o Porto e a Galiza em comboio de alta velocidade (TGV), com previsível passagem por Famalicão, uma obra inserida no Programa Nacional de Investimentos 2030.

As matérias de segurança, como a construção do novo Posto da GNR de Riba de Ave, as obras de requalificação da Esquadra da PSP de Vila Nova de Famalicão e a criação do Subdestacamento Territorial da GNR de Famalicão foram igualmente abordadas neste encontro de trabalho.

Jorge Paulo Oliveira abordou ainda com Mário Passos, o Plano de Despoluição do Ave, de que o município de Famalicão foi excluído “por decisão do Governo”, a necessidade de dotar a vila de Riba de Ave de ensino público até ao 12º ano, bem como o processo de descentralização de competências na área da saúde, educação e social que a partir de abril do próximo ano todos os municípios são obrigados a desenvolver.

Populares