Seguir o O MINHO

Braga

Continua disputa entre ABB e Trofa Saúde. Tribunal de Braga faz perícia contabilística

Por causa da construção de hospital privado no Porto

em

Projeto. Foto: Divulgação / Facebook

O Tribunal de Braga vai fazer uma perícia técnico-contabilística à obra de construção de um hospital no Porto que a construtora ABB, de Braga, estava a realizar a pedido do grupo Trofa Saúde e que parou devido a um litígio entre as partes.

Fonte ligada ao processo revelou a O MINHO que a perícia, pedida, há dias, por ambas as partes, visa quantificar os trabalhos feitos na obra e o seu valor.

A mesma fonte precisou que tal deverá demorar três a quatro meses, pelo que o julgamento da querela na Unidade Cível só deve começar perto do final do ano.

Como O MINHO noticiou, o juiz juntou numa só ação cível as duas que haviam sido intentadas, uma pela ABB, e outra, de sentido contrário, pela Trofa Saúde. Em causa está a construção, pela ABB, de um edifício em Campanhã, Porto, para um Hospital Privado daquele grupo de Saúde.

Na primeira ação, a ABB, que parou a obra em 2018 e vendeu o edifício a uma empresa de Domingos Névoa, pede ao Tribunal que anule o contrato com a Trofa Saúde e exige uma indemnização de 2,5 milhões de euros, conforme uma cláusula penal do contrato.

Uma segunda ação, esta interposta pelo grupo trofense, é uma ação pauliana – de anulação de negócio – que intentou no mesmo Tribunal contra a venda -alegadamente “fictícia” – pela ABB II-Imobiliária à empresa Predi 5 (do universo de empresas de Domingos Névoa) do edifício em construção.

Populares