Seguir o O MINHO

Ave

Condutor encarcerado após capotar em Famalicão

Acidente

em

Foto: Facebook de Bombeiros de Famalicão

Um homem ficou encarcerado dentro da viatura que conduzia depois de ter entrado em despiste, ao final da manhã desta sexta-feira, em Famalicão.


O acidente ocorreu na rua António Vinhas, que liga Outiz a Ribeirão, por motivos que estão ainda por apurar.

Para o local acorreram os Bombeiros de Famalicão com uma ambulância e uma viatura de desencarceramento.

Fonte dos bombeiros disse a O MINHO que foi necessário desencarcerar o homem por este ter ficado preso no lugar do condutor.

Depois de resgatado e estabilizado, o homem foi transportado para o Hospital de Famalicão com ferimentos considerados ligeiros.

A GNR registou a ocorrência.

Anúncio

Ave

CITEVE passa a certificar máscaras a nível europeu

Têxtil

em

Foto: DR

O CITEVE-Centro de Investigação do Têxtil e Vestuário, de Famalicão, já está habilitado a certificar máscaras a nível comunitário, um processo que se iniciou em junho com a aprovação pelo European Commitee for Standardization (Comité Europeu para a Estandardização) do guia com os requisitos de fabrico para o espaço europeu. A versão portuguesa do guia europeu passou depois pelo IPQ – Instituto Português da Qualidade, que estabeleceu as normas e respetivos requisitos de certificação, um longo processo de normalização que está agora concluído, com o CITEVE acreditado como entidade certificadora.

A novidade, que o CITEVE agora anunciou, em comunicado na sua página oficial e publicado no jornal T, significa que “as certificações emitidas pelo Centro de Investigação nacional passam a ser suficientes para o mercado europeu”. Os fabricantes devem, contudo, verificar se o mercado de destino impõe alguma restrição ao texto do documento Europeu, mas nestes casos, o CITEVE dará todo o apoio às empresas para qualificar máscaras para cada mercado, como especifica na nota em que dá a conhecer todos os trâmites do processo que levou até à unificação as normas para o mercado europeu.

“Estão já em vigor as novas regras para a certificação de máscaras de uso social, também designadas máscaras comunitárias na sequência da publicação da CWA 17553:2020. O CITEVE Certificação é a primeira entidade habilitada pelo IPAC – Instituto Português de Acreditação para iniciar processos de certificação de máscaras sociais, acrescenta o organismo.

Continuar a ler

Ave

Homem de Fafe em estado grave após levar com garrafa de vinho na cabeça

Agressões

em

Foto: DR

Um homem com cerca de 40 anos sofreu ferimentos graves depois de ter sido agredido na via pública por um vizinho, ao início da noite deste sábado, em Fafe.

Ao que apurou O MINHO, a vítima terá entrado numa discussão com um vizinho, por motivos desconhecidos, quando este o agrediu com uma garrafa de vinho na cabeça, provocando-lhe um golpe bastante profundo que o deixou em estado grave.

Para o local, na Rua de Atalhos, freguesia de Fareja, foram mobilizados os Bombeiros de Fafe com uma ambulância, para assistência inicial à vítima. Dada a gravidade dos ferimentos, com o homem a perder bastante sangue, foi acionada a ambulância de Suporte Imediato de Vida de Fafe, para prestar a primeira assistência médica diferenciada.

A vítima acabou por ser transportada com acompanhamento da equipa médica para o Hospital de Guimarães.

A GNR está no local a tentar apurar os contornos da agressão.

Continuar a ler

Guimarães

Menina de 18 meses queimada com gravidade em Guimarães

Acidente

em

Foto: DR

Uma menina de 18 meses sofreu queimaduras graves depois de um acidente doméstico, na vila de Caldas das Taipas, concelho de Guimarães.

Ao que apurou O MINHO junto de fonte dos bombeiros, a vítima sofreu queimaduras de segundo grau quando estava dentro de casa, na Rua da Rabata, cerca das 16:00 horas deste sábado.

A menina foi assistida pelos Bombeiros das Taipas e pela equipa médica da VMER.

Foi transportada em estado grave para a ala pediátrica do Hospital de Braga.

Fonte envolvida no socorro não conseguiu adiantar o que causou a queimadura.

A GNR está no local.

Continuar a ler

Populares