Seguir o O MINHO

Arcos de Valdevez

Cinco mil participantes esperados na ‘Web Summit’ do Alto Minho em Arcos de Valdevez

1º Fórum Alto Minho Digital Minds

em

Foto: Facebook de José Carlos G Fernandes

Cerca de cinco mil participantes são esperados pela organização do 1º Fórum Alto Minho Digital Minds, em março, em Arcos de Valdevez, que refletirá sobre a “evolução tecnológica e o fácil acesso dos jovens às redes sociais”.

“Estarão envolvidas escolas, empresas de tecnologia digital, parceiros locais, mas também o Ministério da Educação, através da secretaria de Estado e da Direção Geral de Educação”, destacou hoje à Lusa o diretor do Centro de Formação e Inovação dos Profissionais de Educação/Escolas do Alto Lima e Paredes de Coura (CENFIPE), José Carlos Fernandes.

Organizado pelo CENFIPE em parceria com a Câmara de Arcos de Valdevez e a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho, o encontro vai decorrer entre 29 e 31 de março, e irá juntar “duas dezenas de oradores de diferentes áreas, influenciadores digitais e jogadores profissionais”.

“O nosso objetivo É promover a reflexão sobre esta nova realidade e a forma como tem vindo a alterar as relações económicas, empresariais, políticas e educativas. Os desafios e as oportunidades que proporcionam e os perigos que escondem serão igualmente objeto de atenção e reflexão”, adiantou.

Foto: Divulgação

“Este fórum não se limita ao contexto escolar, mas sim ao público em geral e, quando se fala nas novas gerações dominadas pelas redes, é impossível não falar de ‘influencers’ e do ‘gamming’. Nestas áreas, durante os dois dias de evento estarão presentes em Arcos de Valdevez, vários ‘instagrammers’ e ‘youtubers’ nacionais que reúnem milhares de seguidores, e ainda os jogadores profissionais”, explicou José Carlos Fernandes.

O responsável adiantou que a organização irá juntar “oradores de diferentes áreas, da educação e ciência até ao ‘marketing’ digital, às artes mas também à música, moda, viagens, desporto e aventura, videojogos, fotografia e jornalismo para ajudarem a compreender os contornos da crescente importância do ‘gamming’, dos ‘influencers’ e das redes sociais mas também de uma escola que se pretende transformadora, inclusiva e desafiadora de talentos”.

O diretor do CENFIPE apontou “no ‘gaming’ o nome de Ricardo “Fox” Pacheco e João “Moreira” Costa”. Já entre os influenciadores convidados destacou “o brasileiro Caique Pereira, com mais de 800 mil seguidores no canal de Youtube, com a Escola para Youtubers, onde ensina a ser youtuber basicamente e dicas para ter sucesso”.

“Com este fórum queremos ainda contribuir para a uma visão harmoniosa de uma vida baseada em hábitos saudáveis onde o desporto e as atividades de natureza tem um lugar preponderante. Neste contexto, desafiamos o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e os cursos de desporto a marcarem presença com propostas que promovam a motricidade e o combate ao sedentarismo, o exercício físico e uma alimentação saudável”, especificou.

As palestras e as atividades previstas no programa do 1º Fórum Alto Minho Digital ‘Minds’, que tem ainda como parceiro a Red Monitor, serão divididas entre a Casa das Artes e o Centro de Exposições de Arcos de Valdevez.

A sessão de abertura está marcada para 29 de março, pelas 09:30, na Casa das Artes, estando prevista a participação da secretária de Estado da Educação, Alexandra Leitão, o presidente da CIM Alto Minho, José Maria Costa, com o presidente da Câmara de Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves.

O programa inclui ainda um programa do “Governo Sombra”, com Ricardo Araújo Pereira, Pedro Mexia, João Miguel Tavares e moderação de Carlos Vaz Marques.

Populares