Seguir o O MINHO

Desporto

Chuva forte adia o começo do duelo entre João Sousa e Roger Federer

2.ª ronda

em

Foto: DR

O início dos encontros do terceiro dia do torneio Masters 1000 de ténis de Roma, nos quais se incluía o confronto entre o português João Sousa e o suíço Roger Federer, foram hoje adiadas, devido à forte chuva.

Os campos do complexo desportivo onde a competição está a realizar-se foram cobertas, de modo a preservar a terra batida, sendo que não se prevê o recomeço das partidas para antes das 11:30.

Os jogos do espanhol Rafael Nadal e do sérvio Novak Djokovic também foram adiados, sendo que deverão seguir-se ao duelo de João Sousa e Federer, que abre o quinto dia do torneio no ‘court’ central.

A chuva provocou na terça-feira o atraso da partida entre Elina Svitolina e a bielorrussa Victoria Azarenka, que acabou por conseguir eliminar a ucraniana, atual detentora do título de campeã do torneio.

Anúncio

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem O MINHO, jornal estritamente digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O MINHO é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Inspirados na filosofia seguida pelo jornal inglês "The Guardian", um dos mais importantes órgãos de comunicação do Mundo, também nós achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler O MINHO, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar O Minho - e só demora um minuto. Obrigado.

Desporto

Roland Garros: João Sousa já conhece adversário da primeira ronda

Sorteio

em

Foto: Facebook de João Sousa

O tenista vimaranense João Sousa, 70.º do ‘ranking’ mundial, vai defrontar o espanhol Pablo Carreño Busta na primeira ronda do torneio francês de Roland Garros, segunda prova do ‘Grand Slam’ da temporada, ditou hoje o sorteio.

A temporada não tem corrido de feição ao tenista vimaranense e número 1 nacional, mas no pó de tijolo francês terá pela frente um jogador, 56.º, que também está num momento de forma menos bom (não vence desde janeiro). Nos três encontros disputados entre ambos, João Sousa venceu dois.

O único representante luso tem como melhor registo no ‘slam’ parisiense, que começa no domingo, a segunda ronda atingida por quatro ocasiões, em 2013, 2015, 2016 e 2017, sendo que na edição passada foi eliminado logo na estreia, diante do argentino Guido Pella.

O compatriota João Domingues, vencedor do Braga Open, acabou por falhar o acesso ao quadro principal, após ter sido eliminado na segunda ronda do ‘qualifying’, enquanto o número 2 nacional, Pedro Sousa, não disputou a fase de qualificação por se encontrar lesionado.

Vencedor do Braga Open: João Domingues afastado na segunda ronda de qualificação para Roland Garros

Já o ‘rei’ da terra batida e 11 vezes campeão em Roland Garros, o espanhol Rafael Nadal, só conhecerá o adversário quando terminar a última fase do ‘qualifying’, ao contrário do sérvio Novak Djokovic, líder da hierarquia ATP, que terá pela frente o polaco Hubert Hurkacz.

Por sua vez, o suíço Roger Federer, terceiro da hierarquia, tem encontro marcado com o italiano Lorenzo Sonego.

Na vertente feminina, a campeã em título, a romena Simone Halep, defronta a australiana Ajla Tomljanovic, enquanto a número 1 mundial, a japonesa Osaka Naomi, estreia-se frente à eslovaca Anna Karolina Schmiedlova.

A russa Vitalia Diatchenko será a oponente da norte-americana Serena Williams, três vezes campeã em Paris.

A grande novidade desta edição da prova francesa, que se realiza de 26 de maio a 09 de junho, em Paris, é a renovação do mítico ‘court’ Philippe Chatrier, embora só esteja prevista a sua conclusão em 2020, com a inclusão de uma cobertura.

Continuar a ler

Vitória SC

Vitória confirma saída do central João Afonso

Contrato termina em junho

em

Foto: Divulgação/Vitória SC

O Vitória SC confirmou hoje que o defesa central João Afonso, cujo contrato termina no próximo mês de junho, está de saída.

O clube minhoto assinalou a saída do jogador, de 28 anos, com um vídeo na página oficial na rede social Facebook, acompanhado de uma nota onde elogia o seu “caráter” e o seu “profissionalismo” e lhe deseja um “futuro recheado de êxitos”.

João Afonso chegou a Guimarães no verão de 2014, oriundo do Benfica de Castelo Branco, clube da sua cidade natal, e jogou regularmente pelo Vitória nas duas primeiras épocas: disputou 54 partidas em 2014/15 e em 2015/16, tendo marcado um golo.

O futebolista foi posteriormente emprestado, primeiro ao Estoril-Praia, na temporada 2016/17, tendo realizado 36 jogos oficiais, e depois ao Córdoba, emblema da II Liga espanhola pelo qual disputou 22 partidas na primeira metade de 2017/18.

O central regressou ao Vitória em janeiro de 2018, mas nunca ‘agarrou’ definitivamente a titularidade no ano e meio que restou do seu contrato, tendo contabilizado, nesse período, 14 jogos e dois golos.

Continuar a ler

Canoagem

Fernando Pimenta nas meias-finais da Taça do Mundo

Em Poznan, na Polónia

em

Foto: DR/Arquivo

Os canoístas Fernando Pimenta, de Ponte de Lima, e Joana Vasconcelos, do Porto, apuraram-se hoje para as meias-finais das provas de K1 de 1.000 e 200 metros, respetivamente, na Taça do Mundo de Poznan, na Polónia.

Na distância favorita, Pimenta, atleta do Benfica, venceu a sua eliminatória de forma confortável, em 3.33,121 minutos, batendo o norueguês Lars Magne Ullvang por 756 milésimos e o polaco Rafal Rosolski por 1,236 segundos.

O canoísta português disputará o acesso à final na sexta-feira.

Joana Vasconcelos foi terceira na sua eliminatória de K1 200 e qualificou-se para as meias-finais, a realizar no sábado, tendo cumprido o percurso em 43,222 segundos, numa prova vencida pela ucraniana Mariia Skoryk, enquanto a bielorrussa Marharyta Makhneva foi segunda.

Sexta-feira, disputam-se as eliminatórias dos 500 metros, com Portugal a competir com seis tripulações, incluindo Fernando Pimenta, João Ribeiro e Teresa Portela, em K1.

Em K2, Emanuel Silva fará equipa com Messias Baptista, dupla à qual se juntam João Ribeiro e David Varela em K4, tripulação que, no setor feminino, será composta por Joana Vasconcelos, Teresa Portela, Francisca Laia e Francisca Carvalho.

A seleção de canoagem tem como pontos altos esta época os Jogos Europeus, que decorrem em Minsk, na Bielorrússia, de 21 a 30 de junho, bem como o apuramento olímpico, de 21 a 25 de agosto.

Continuar a ler

EM FOCO

Anúncio

ÚLTIMAS

Patrocinado

Reportagens da Semana

Populares